UM DOMINGO DE SURPRESAS NO DOCE REFÚGIO

Cacique teve casamento, roda de samba e futebol para fechar o semestre

No encerramento da primeira temporada de 2025, o Cacique de Ramos convive com a despedida emocionante do Cacique Maior. No último domingo de junho, a tradicional roda de samba, que fez honras a São Pedro, foi marcada por momentos inusitados, incluindo um casamento. O evento surpreendeu em animação e diversidade, oferecendo desde futebol ao vivo no telão até a comemoração dos aniversariantes.

No palco, o grupo Caciqueando compartilhou com o público sua música, e a emoção do momento. Apesar do resultado adverso para o time carioca na Copa Internacional de Clubes, os frequentadores do Doce Refúgio desfrutaram de uma alegria verificada. A casa estava repleta de torcedores flamenguistas e até turistas americanos, estes últimos visitando pela primeira vez este patrimônio cultural, histórico e imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Marques, um dos cantores escalados para esta edição, trouxe uma linguagem atualizada para clássicos que reverberam em um repertório que prestigiou as obras de Reinaldo. Sua performance marcada tanto pela semelhança física quanto pelo timbre de voz, levou os espectadores à lembrança deste que foi e sempre será o Príncipe do Pagode. Leonardo defendeu sua arte com maestria.

Chocolate protagonizou um dos momentos especiais da noite, além de encantar o público com sua atuação. Em meio à apresentação, o cantor recepcionou um casal de noivos que escolheu a tradicional roda de samba do Cacique para festejar a união. Devidamente trajados para o enlace matrimonial, subiram ao palco, receberam o carinho de todos e as bênçãos das Tamarineiras, tudo isso embalado por canções que são sucesso na carreira do cantor Belo, interpretadas por Chocolate. Foi realmente um recorte encantador, que trouxe leveza e emoção ao evento, com direito à noiva jogar o buquê, animando ainda mais o episódio.

A Corte do Carnaval do Cacique, representada pela Rainha Kayza Regina, a Princesa Bella Carrulo e a Musa Laryssa Maya, lindamente vestidas e com suas faixas em destaque, elevou o nível cultural do evento, mostrando a genialidade da dança do samba.

E por falar em genialidade, outra prata da casa é a cantora, compositora e diva do samba Margarete Mendes. Aclamada pelo público, pelos músicos que se divertem e se inebriam com sua presença e domínio de cena. Sob a manifestação da plateia, a cantora, que também integra o carro de som do bloco como única intérprete feminina, brindou a todos com sambas que expressam sua assinatura artística. Um verdadeiro show.

Como manda a tradição, ou melhor, o costume, o último domingo do mês é dia da Diretoria de Ouro festejar os aniversariantes com quitutes do Buffet Sabores da Kel. Nesta ocasião, a comemoração reverenciou as novas idades dos veteranos Serginho e Mestre Xula, além de saudar a primavera de Yan Nascimento, neto de Bira Presidente.

Na onda do Cacique, na Roda de Samba do Doce Refúgio, a família caciqueana vai se acostumando com a presença etérea de seu líder, único em seu modo de ser, admirável em tudo que se tornou e no que fez. A missão continua. Semana que vem, novo mês: novas histórias serão escritas, novos sambas serão cantados, e a força desta tribo será renovada.

NAYRA CEZARI
ASCOM Cacique de Ramos