Um domingo chamado Bira Presidente

Dia dedicado a festejar o Dia Nacional do Samba com o pandeiro do Cacique Maior

O primeiro domingo do mês de dezembro de 2021, entra para o calendário festivo da Tribo do Samba, após a celebração do retorno de seu líder, Bira Presidente, a roda de Samba do Cacique de Ramos, evento que festejou o Dia nacional do Samba.

Recebido ao som de “O show tem que continuar”, aplausos calorosos, e seu nome em coro feito pelo público, Bira Presidente não pode conter a emoção. Quem foi prestigiar a homenagem, pôde vivenciar algo muito especial e experimentar a energia deste líder que é a própria marca do Cacique do alto de seus 84 anos de vida. Bira, celebra o Jubileu de Diamante deste movimento cultural, ao qual se dedica por toda trajetória, e comemora a vitória dos 45 anos do Grupo Fundo de Quintal, o maior fruto do Doce Refúgio.

“De todo meu coração e vida dedicados a esta casa, ao samba, este é um dos momentos mais importantes da minha história. A presença de todos vocês e esse carinho que posso ver no semblante de cada um, servem de combustível para que eu possa seguir nessa caminhada, mesmo diante de tamanhas dificuldades e perdas. Estou de volta a este, que é o Doce Refúgio do samba, que deu espaço a tanta gente. Muito obrigado, Deus, por me permitir viver este momento tão significativo!”. Em sua declaração comovente, o Cacique Maior também fez referência a união dos componentes do bloco. Minhas Alas Reunidas, fiéis companheiros desta jornada de 60 anos, que dignamente representam na avenida a força da nossa gente. Não tenho como expressar a grandeza da importância de vocês na minha vida e na história do nosso bloco. A alegria que sinto agora é comparada a que sinto em nossos desfiles, esse é o Cacique de Ramos e vocês merecem minha consideração.

Pautado para ser o ícone do evento também pelo Dia Nacional do Samba, Bira foi presenteado com apresentações especiais e placa comemorativa. E pela primeira vez participou do início ao fim do espetáculo produzido por sua Diretoria de Ouro, a qual, Bira não economizou elogios e agradecimentos, além de ressaltar a confiança que deposita em cada um. Vocês não me surpreendem, vocês me qualificam. Me sinto honrado em poder contar com pessoas tão afetuosas, que se dedicam de corpo e alma e não medem esforços para ver nossa casa, assim, tão bonita. Muito obrigado a todos da minha diretoria que não é quantidade, como eu sempre digo, é qualidade. Meus respeitos.

De agraciado passou a anfitrião, Bira Presidente tomou seu lugar de liderança. No palco, ele discursou, como de costume, dançou com as Musas Show, que abrilhantaram o evento com beleza e samba no pé, conduziu a porta-estandarte, e fez uma louvação ao ritmo do tambor caciqueano comandado por Mestre Xula, foi a dose que faltava ao evento. A Bateria Tamarindo de Ouro acompanhou os intérpretes: Junior Nova Geração, Mariano Maia, Ribeirinho e Margareth Mendes. A tradicional roda de samba teve ainda o Grupo Nova Raiz do Samba, Tuninho Junior, Luís Caffé, Cris Galvão, Vitor Souza e o Grupo Voz Ativa.

 Com alegria, mas com responsabilidade.

A equipe caciqueana intensificou a campanha #todoscontraocoronavírus baseada nas recomendações das autoridades de saúde. A apresentação do comprovante de vacinação foi correspondida pelo público que passou por aferição de temperatura e acesso a higienização com álcool em gel.  Temos que fazer a nossa parte e colaborar para que possamos conviver a cada dia com amor e respeito a vida. Comprometimento é a palavra de ordem e vamos seguir em nossa meta, conscientizando nossos parceiros e amigos e preservando nossos componentes. Palavras do gestor Marcio Nascimento a equipe de trabalho organizada para a captação dos dados e abordagem junto ao público.