Trezena de São Sebastião reúne fiéis na quadra do Cacique de Ramos em louvação ao Santo Padroeiro

Na quadra do Cacique de Ramos, a Trezena de São Sebastião de 2025 foi marcada por um momento emblemático para o bloco, uma das instituições destacadas no roteiro da comitiva da Arquidiocese do Rio de Janeiro, liderada pelo Arcebispo Dom Orani João Tempesta. Realizada no sábado, 18 de janeiro, a trezena deu início às comemorações do 64º aniversário da instituição, sob o comando de Ubirajara Félix do Nascimento, o Bira Presidente.

Pelo 13º ano consecutivo, a Diretoria de Ouro organizou com zelo e dedicação a celebração, que já se tornou uma tradição. A decoração, sob a direção de arte carnavalesca de André Cezari, incluiu flores escolhidas pela porta-estandarte Joana Darc. Toalhas vermelhas e brancas contribuíram para honrar o Santo Padroeiro, assim como uma escultura instalada no muro, assinada pelo artista plástico Jorge Costa, que reproduz a imagem de São Sebastião, e que complementará um dos painéis temáticos do “Doce Refúgio”.

Na logística do evento, desde a organização das mesas para o almoço até a limpeza e estrutura, Walter Pereira, William Thorpe e Márcio Nascimento – este último gestor da instituição – garantiram eficiência, reunindo baluartes e novos integrantes em prol do Cacique de Ramos.

Próximo ao meio-dia, a equipe da Cacique TV registrou a chegada da imagem peregrina de São Sebastião ao Cacique de Ramos. O Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta emocionou os presentes com suas palavras de acolhimento, abençoando toda a família caciqueana nesta trezena, cujo tema em 2025 foi “São Sebastião, o Peregrino da Esperança”.

Durante a cerimônia, Márcio Nascimento e Christian Kelly representaram Bira Presidente e entregaram ao Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, a Comenda do Cacique de Ramos de 2025, honraria que tradicionalmente inaugura o ciclo de homenagens do ano. Já Martha Rocha, recém-empossada como Secretária Municipal de Assistência Social do Rio de Janeiro, recebeu a Comenda do Jubileu de Diamante do Cacique, em reconhecimento à sua contribuição para a instauração do título de patrimônio histórico e cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro ao Cacique de Ramos, durante seu mandato como deputada estadual.

Após as solenidades religiosas e homenagens, foi servido o tradicional almoço que reúne a comunidade e a família caciqueana, junto aos representantes das alas e à Diretoria de Ouro de Bira Presidente, ao lado dos integrantes da Arquidiocese, em um dia de trezena. No cardápio, um churrasco completo e refrigerantes complementaram a celebração repleta de alegria.

Nayra Cezari

ASCOM Cacique de Ramos