A tarde/noite deste domingo (16), foi de muito samba com a feijoada que é assinatura da cozinha caciqueana. O buffet foi disponibilizado às 13h, e a casa já estava lotada. O melhor público do Brasil chegou cedo para garantir um bom lugar na sede do Doce Refúgio e poder saborear a iguaria culinária. Enquanto isso, o batuque dava os primeiros sinais no palco da tribo dos bambas. Nesta abertura os sambistas do Projeto Santo D’Casa mostraram sua especialidade magistralmente. Do samba de raiz aos conhecidos cânticos das religiões de matriz africana, o grupo foi impecável. A atuação rendeu-lhes a consagração do Diploma Seja Sambista Também, honraria exclusiva do Templo Sagrado Cacique de Ramos.
Ao receber o bastão às 17h, a Roda de Samba Show Quintal do Cacique assumiu o palco do evento com primazia. Sob a #VirouMaracanã os frequentadores se misturaram as Alas Reunidas do bloco que cantaram e dançaram com os músicos que também fazem parte deste núcleo de bambas da Rua Uranos. O Quintal do Cacique também foi anfitrião para Marquinho PQD. O mestre fez um desfile de seu repertório de sucessos e foi agraciado com uma belíssima homenagem e o Diploma Seja Sambista Também, pela importância de sua trajetória na história do samba.
Ainda com o Quintal do Cacique no comando dos acordes chegou a vez de outro distinto convidado do evento: Fabiano Magalhães. Requintado destaque desta super roda de samba, que também foi congratulado com o segundo maior título honorifico do Cacique de Ramos.
Seguindo a programação, outra prata da casa tomou seu lugar na ribalta caciqueana, o grupo Voz Ativa, que também acompanhou os convidados: Brasil, Alamir e Gabrielzinho do Irajá. Este último é um dos tamarindos de alta patente deste Doce Refúgio. As apresentações foram memoráveis, com inserções de partido alto, versos de improviso e sucessos consagrados destes artistas compositores que formam a nata do samba de raiz e alcançaram notoriedade com suas obras gravadas por nomes como Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, entre tantos ilustres do gênero. Brasil e Alamir, assim como Marquinho PQD, são do Quintal do Pagodinho. Ambos foram agraciados nesta ocasião com o Diploma Seja Sambista Também.
De surpresa, o Cacique Maior se fez presente no evento que contou com a estreia de Elaine Lima – Destaque de Luxo da Mocidade Independente de Padre Miguel. Bira Presidente brindou os frequentadores e fãs com sua dança e discursou com intensidade, arrebatando aplausos do público que também pôde tirar fotos com o ídolo.
Ao som do Voz Ativa as concorrentes ao posto de Musa Plus Size do Cacique de Ramos apresentaram seus atributos com simpatia e conquistaram o público. Nesta sequência da disputa pelo cobiçado título, duas candidatas foram eliminadas. O concurso seguirá até a primeira semana de novembro, quando todos poderão conhecer a vencedora.
A corte do carnaval da tribo também garantiu o samba no pé e no palco deram um verdadeiro show. A Rainha da Bateria Tamarindo de Ouro, Danny Hayrha teve a companhia das musas: Cassia Anastácia e Marcelly Pitanga.
A super roda de samba teve encerramento às 23:30h, com resultado excelente e a quadra repleta de gente naturalmente feliz.
Evento de sucesso expressivo no Cacique de Ramos, o dia dedicado a feijoada é sempre especial, emocionante do início ao final. Que oferece novas possibilidades aos sambistas que seguem carreira artística e enriquece o repertório cultural do povo brasileiro.