Saudação aos Povos Indígenas

O Dia dos Povos Indígenas 2023 é celebrado nesta quarta-feira, 19 de abril.

A família caciqueana saúda está data em absoluto respeito a força, arte, coletividade e muito mais, a diversidade e herança das culturas e das histórias dos povos indígenas.

Este tributo do Cacique de Ramos tem origem nos preceitos espirituais dos ensinamentos e crenças ancestrais e na denominação de seus fundadores.

O sagrado que constituiu esta instituição há 62 anos, resulta na admiração aos originários e suas culturas, que inspiram esta exaltação às etnias indígenas, sem qualquer pretensão de representá-los.  A deferência que se entrelaça na singela reprodução carnavalizada dos adornos e pinturas, se manifesta na energia do fogo guerreiro que purifica a Avenida e entrega cada componente à felicidade depois de mais um ano de coragem diante das batalhas da vida. E na saudação ao estandarte da nossa alegria, no cantar que se destaca pela consagração do samba de raiz e desta expressão popular da folia de rua, onde todos são Caciques.

Por tudo isso, reverenciamos esta data que celebra os povos indígenas.

Para esta homenagem separamos algumas imagens de um grande encontro destas culturas na ocasião da Rio+20.

*Agência Brasil (EBC – Nádia Franco), nota publicada em junho de 2012.

“Cerca de 80 índios de várias etnias visitaram hoje (17) a quadra do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, em Ramos, na zona norte da cidade. O objetivo do encontro, promovido pela prefeitura do Rio, foi a integração cultural e artística, além de apresentar aos índios a história do samba.

Em troca, os índios presentearam o Cacique de Ramos com uma tora de cerca de 140 quilos, que faz parte de uma dança indígena, e ficará ao lado da tamarineira, árvore símbolo do bloco carnavalesco, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro.

Durante a visita à quadra do bloco, os índios realizaram seus rituais de dança e mostraram peças de artesanato às cerca de 50 pessoas que acompanharam o encontro, do qual participou também o prefeito Eduardo Paes.”

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos