A despedida de 2025 promoveu a troca de energia de um ano marcado por emoções jamais vividas pela tribo do samba. Selando o período das festas mais aguardadas dos 365 dias do ano, o domingo, 28, foi luxuoso, com a presença de muitos turistas que estão na Cidade Maravilhosa por conta da virada, no tradicional show de luzes nas praias cariocas. Frequentadores assíduos e sambistas locais também prestigiaram a roda de samba.
Entre todos os participantes, uma vibração poderosa tomou conta do ambiente, impulsionada pela magia da batucada do grupo Caciqueando, inspirada nos fundamentos deixados por Bira Presidente.
O melhor público do Brasil se contagiou e enalteceu o Doce Refúgio. A Corte Glória Caciqueana foi outro grande encantamento, com destaque para as danças, a desenvoltura e a sintonia entre as rainhas Eliza Cruz e Cássia Anastácia, acompanhadas pelas princesas Bella Carrulo e Kayza Regina, além do elegante Índio Caciqueano Bruno Barão e da arte e alegria da musa Laila Avlis.
Ao som dos clássicos, a Diretoria de Ouro recepcionou a comitiva da Mocidade Independente de Padre Miguel, capitaneada pelo diretor financeiro e representante da Velha Guarda Musical, Sr. Sílvio Roberto, e por Thiago Magro, diretor geral de alegorias da verde e branca da Zona Oeste.
Margarete Mendes, mais uma vez, foi espetacular. Cantou para saudar as matrizes espirituais e muito mais. Protagonizou um dueto surpreendente com Tiago, do grupo Caciqueando, e mostrou por que conquistou o título de diva. Impressionou nos gestos, no canto e na complexidade de um palco que é símbolo de excelência. Brilhou com tanta intensidade que iluminou o Cacique.
Gui Taliatti foi outro presente para o público. Cantor excepcional, trouxe sucessos do samba romântico do Katinguelê, grupo paulista que se consolidou como um dos fenômenos dos anos 1990 e que até hoje mantém fãs de todas as idades. Gui integrou o grupo até março deste ano e carrega em seu repertório parte desse legado. No encerramento de sua apresentação, exaltou o clima de pré-réveillon com “Do Fundo do Nosso Quintal”. O Cacique explodiu em entusiasmo, mas ainda teve fôlego para receber os demais convidados.
Mantendo a tradição, Chacal do Sax ultrapassou todas as expectativas. Sua apresentação eletrizante sacudiu o Templo Sagrado Cacique de Ramos, de tal forma que inebriou o público. Com o toque magistral da folia e homenagens impactantes aos mestres do samba autêntico presentes em seu repertório, Chacal carimbou o passaporte para 2026 com talento e condução artística impecáveis.
Incumbido da produção musical, Ronaldo Felipe ainda garantiu a participação de Marcelo Salut, que traz em seu setlist obras de João Nogueira, consolidando-se como um dos mais qualificados intérpretes do saudoso bamba do Clube do Samba.
Encerrando as atuações, em conjunto com o grupo Caciqueando, o palco do Doce Refúgio recebeu o cantor Tadeu Firmeza, que também soube aproveitar a multiplicidade caciqueana, em pleno clima de festa.
Já próximo ao final da noite de confraternização, um blackout atingiu todo o bairro de Olaria e áreas adjacentes. Nem mesmo o apagão desanimou o público, que acendeu as lanternas dos celulares e se uniu em coro com sambas da Mocidade, entoados pela comitiva da agremiação, que no Carnaval de 2026 levará à avenida um enredo em homenagem à cantora Rita Lee.
Pode-se dizer que este último domingo de 2025 deixará saudades, pela grandeza de um espetáculo forjado no amor ao samba e nas tradições de um lugar de expressões ancestrais, capazes de despertar sentimentos nobres.
“Desejamos um Feliz Ano Novo a todos que estiveram conosco neste ano e que permanecerão ao nosso lado no próximo. É bonito ver a quadra cheia, reencontrar amigos e visitantes; o Cacique fica mais feliz, e nós também”, declarou o vice-presidente Márcio Nascimento.
Christian Kelly, filha de Bira Presidente, convidou o público para as próximas festividades do bloco, que completa 65 anos em 2026, e para os três dias de desfiles. “Queremos ver todos aqui na quadra em mais um ano e, neste carnaval, na Avenida Chile, será uma alegria estarmos juntos”, disse emocionada, lembrando que a pista de desfiles dos blocos de rua, no Centro do Rio de Janeiro, passou a se chamar Circuito Bira Presidente.
A Diretoria de Ouro se despediu deste último evento com o balanço de um ano que exigiu provar e comprovar a amizade ao eterno líder, apoiando-se mutuamente diante de sua ausência física. É assim que a alegria ajuda a dar a volta por cima na tristeza; a música entrelaça trajetórias longevas e fiéis; e a arte e a história de cada um seguem reverberando e sendo escritas em linhas novas.
Que 2026 chegue com muitas bênçãos para todos.Feliz Ano Novo!
Nayra CezariASCOM Cacique de Ramos