O Dia Nacional do Samba de 2023 trouxe ao Cacique de Ramos uma emocionante repetição do sucesso do ano anterior no mini desfile da Cidade do Samba. Foi uma ocasião especial para as Alas Reunidas, o Carro de Som e a Bateria Tamarindo de Ouro, que aproveitaram para expressar toda a alegria contida na ansiedade pelo Carnaval 2024.
À frente do bloco, o pavilhão conduzido por Joana D’arc, que segue firme para mais um ano empunhar o maior símbolo da instituição criada por Bira Presidente, foi o abre-alas.
Na corte das mais belas da tribo, o evento marcou as estreias das Rainhas, princesas e musas. Cassia Anastácia, no ponto mais alto do carro alegórico e vestida de branco, no belo figurino escolhido pela diretora do segmento, Monica Rocha, encantou a todos com seu samba e simpatia. A Rainha do Carnaval assumiu o posto como uma verdadeira majestade. Da corte, mais duas soberanas estrearam em seus novos papéis: as princesas magníficas Thais Ferreira (1ª) e Marcelly Pitanga (2ª), sinônimos de beleza, charme e carisma, representando o samba no pé com maestria.
A dança do samba também foi projetada no solo da Cidade do Samba pelas musas: Kayza Regina, Karolaine Souza, Bella Carrulo e Ingrid Castro. Além de, Millena Gonçalves – Musa Plus Size. Todas caracterizadas.
Uma das novidades do mini desfile de 2023 do Cacique foi a alegoria completa do bloco, que ganhou uma nova roupagem sob o tema concebido pelo carnavalesco André Cezari, “Amor Caciqueano”. Foi uma maratona que contou com o total respaldo de uma equipe apaixonada pela folia. O mutirão incluiu a nova pintura e adereços da escultura do grande Índio, além da composição do tema distribuído pela plataforma alegórica. A iluminação ficou a cargo do diretor de tecnologia do bloco, William ThorpTech. A preparação do carro alegórico teve a coordenação do gestor da agremiação, Márcio Nascimento, e da diretora geral Christian Kelly, que liberou recursos para a empreitada. Um investimento extra para que o Cacique pudesse apresentar um desfile à altura do convite da LIESA, Rio Carnaval, a Prefeitura do Rio e da Riotur.
No comando da Tamarindo de Ouro, Mestre Xula arrancou aplausos do público e das coirmãs, demonstrando a pulsante força do bloco. Foi também um dia especial para a nova Rainha da Bateria, Amanda Prestes, que fez sua estreia com elegância e gingado, atraindo a atenção dos mais exigentes apreciadores do Carnaval. A recepção dos ritmistas à sua soberana foi verdadeiramente monumental.
Apesar da ausência do Presidente, que estava em compromissos profissionais, a Diretoria de Ouro representou a liderança do bloco. Coordenaram o apoio técnico aos demais componentes, resultando em um dos momentos grandiosos do Cacique de Ramos. Os mais experientes e os mais novos integrantes se mantiveram unidos para realizar mais esta tarefa creditada pelos dirigentes das forças do carnaval. Tudo registrado sob a sensibilidade das lentes de Marcio Lopes, em imagens que marcam a história do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos.
Toda a família caciqueana se reuniu para desfilar na Cidade do Samba, assegurando a abertura do segundo dia do evento das escolas de samba que compõem a elite do Carnaval. Para o Cacique, a ocasião mescla o perfil dos lendários desfiles nas ruas do Rio com o glamoroso espetáculo das agremiações na passarela Marquês de Sapucaí.
Nayra Cezari ASCOM Cacique de Ramos