O Grupo Axtral, pela primeira vez como atração na tradicional roda de samba do Cacique de Ramos, veio diretamente de Belo Horizonte. O grupo de músicos abriu o evento e arrebatou o público. Além de apresentar seu talento, o conjunto mineiro também recebeu a cantora Iracema Monteiro em uma “canja” muito especial. Acostumada ao clima impetrado nas rodas de samba, a cantora, que se define como uma apaixonada pela arte, integrou o time do cantor Mumuzinho no The Voice + 2021 e usou toda essa expertise em sua atuação no palco do Cacique de Ramos. O Axtral foi o primeiro convidado artístico desta noite do domingo 28, e aproveitou para saudar a memória de Anderson do Molejo que faleceu na sexta-feira anterior.
Depois foi a vez do Grupo Segue Aí assumir o palco e logo na primeira etapa de sua apresentação recepcionou o cantor Lobynho Paz que trouxe na bagagem um repertório autêntico desta manifestação cultural iluminada pelos mestres do samba. Na sequência, o Segue Aí acompanhou a cantora Bia Mar, outra convidada que estreou no evento. Bia interpretou clássicos da saudosa Dama do Samba – Dona Ivone Lara, entre outras estrelas defensoras da bandeira deste gênero musical. Integrante da Academia Prêmio Multishow, Bia é maranhense e já passeou por diversos estilos musicais até ser conquistada pelo samba. A cantora e compositora registrou toda a emoção vivida neste domingo em sua rede social.
“A Tamarineira existe na alma e na voz de cada sambista que passou por ali.
Pode ter certeza de que ontem plantei uma semente dela no meu coração e vou cuidar com todo amor para que possa crescer linda na minha história.
Agradeço por me permitirem fazer parte de tudo o que vocês são, Cacique de Ramos.
Obrigada Bira Presidente, pela generosidade e pelo legado construído! Você é nossa referência. Quanta honra!”
Declarou em sua postagem que mostra sua atuação no palco do Doce Refúgio e da foto com o Cacique Maior, Bira Presidente.
A apresentação das musas Karoline Souza e Kaysa Regina ao som do Grupo Segue Aí foi outro recorte artístico que exaltou as culturas da dança e da música.
Bira Presidente subiu ao palco para cumprimentar os frequentadores e os componentes das Alas Reunidas e demonstrar sua gratidão a todos que fazem do Cacique um Doce Refúgio. Em sua fala, mencionou os anos de trabalho e sucesso que trazem em alta consideração o carinho deste público que o acompanha. E como sempre disse que o show há de continuar pois ele conta com o melhor público do Brasil. Ao som do Grupo Segue Aí, dançou o tradicional miudinho sob aplausos.
Margarete Mendes subiu ao palco próximo ao encerramento e emocionou a todos que lá estavam. Entre as músicas escolhidas para sua participação, a artista interpretou “Valeu Demais” em homenagem à passagem de Anderson Leonardo. Sua performance fez com que todo o público aplaudisse o artista em uma sincera e emocionante despedida.
O Grupo Segue Aí também prestou sua homenagem, dedicando a última parte de sua apresentação ao cantor e compositor que foi o vocalista e fundador do Grupo Molejo. O sucesso e a inspiração de Anderson se espalharam por todo o país, deixando sua marca no coração dos sambistas. Sua simpatia, alegria e múltiplos talentos conquistaram a admiração de todos e representam a identidade do grupo.
Como cria deste Templo Sagrado do Samba, Anderson é um dos ilustres da Galeria de Imortais caciqueanos. Sua obra e trajetória serão para sempre lembradas.
“Anderson Leonardo deixa também a saudade, mas o silêncio de sua partida será interrompido pela lembrança agradável de suas risadas e tiradas, que eram o símbolo da leveza de sua companhia”, disse o gestor da casa, Márcio Nascimento, nos bastidores, junto aos demais diretores do Doce Refúgio. Todos vibraram em total comoção e comunhão pelas palavras do administrador em homenagem ao ilustríssimo artista Anderson Leonardo, do Molejo e do Cacique!
Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos