Fim de semana dedicado as comemorações do Dia Nacional do Samba

Nos trilhos do samba a representatividade do Cacique de Ramos em Voz Ativa

O Trem do Samba mais uma vez juntou as melhores rodas, com os mais renomados sambistas e entidades defensoras deste gênero musical, para promover o cortejo ferroviário do samba autêntico no sábado (03). As composições partiram da Central do Brasil com a nata do samba de raiz. O grupo Voz Ativa, que configurou em 2022, doze anos sob as bênçãos das Tamarineiras Sagradas do Cacique, representaram o batuque do Doce Refúgio no trajeto até Oswaldo Cruz, onde também se apresentou.

No palco das estrelas da folia o Cacique é o bom na abertura do Rio Carnaval

Já a noite do sábado (03), o Rio Carnaval promoveu mais uma edição do projeto “mini desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, na Cidade do Samba. O Cacique de Ramos foi convidado a abrir as duas noites de glamour do carnaval carioca, como um pede-passagem para a prévia do maior espetáculo da Terra neste evento que serviu para o lançamento dos sambas-enredo de 2023, das agremiações afiliadas a LIESA.  As alas reunidas deram um show, como de costume, tal qual a porta-estandarte e a corte do carnaval caciqueano. Também o carro de som, que trouxe a tradição e a jovialidade na condução do canto da Tribo do Samba. A Bateria, que é sempre um capítulo à parte, elevou o nível da apresentação com maestria. A frente dos segmentos, a Diretoria de Ouro fez reluzir o que aprenderam com o Cacique Maior – Bira Presidente, que só pôde estar presente na segunda noite deste “esquenta” para o carnaval, devido aos compromissos profissionais. Foi mais um brinde a esta parceria de tantos anos com a Liesa, Riotur e demais responsáveis pelo carnaval da Sapucaí.

FOTOGRAFIAS 03/12

Pegada forte do Cacique Samba Show encanta Barra Mansa

Ainda neste sábado (03), o Cacique de Ramos foi a estrela de outro grande evento dedicado aos festejos do Dia Nacional do Samba. A comitiva composta pelos ritmistas de mestre Xula, as musas Cássia Anastácia e Marcelly Pitanga. Além da primeira princesa, Amanda Prestes, o intérprete oficial, Junior Nova Geração e o cavaquinista Evandro Alves, que completaram o elenco do Cacique Samba Show para a apoteótica apresentação no Calçadão Dama do Samba, em Barra Mansa. O convite foi da Fundação Cultura que tem como presidente, Marcelo Bravo.  O anfitrião exaltou o clima de carnaval levado pela tradição do bloco e a histórica importância do Cacique de Ramos para folia e para cultura do povo brasileiro.

Foi emocionante! Barra Mansa nos recebeu com muito carinho. A expectativa do público deu lugar a uma avalanche de alegria. Foi um orgulho fazer parte desta marca junto a Fundação Cultura, pois essa foi a primeira vez do bloco Cacique de Ramos em Barra Mansa. Mostramos a força do bloco, a beleza das nossas musas e a grandiosidade deste trabalho que levamos aos palcos. A resposta vem do público e por isso o sucesso carimba nossas apresentações. Só temos a agradecer a Fundação Cultura e a todos de Barra Mansa pela receptividade. Disse o comandante da Bateria Tamarindo de Ouro, mestre Xula.