O líder caciqueano Bira Presidente conheceu o espaço ao lado da família, durante a celebração de seus 88 anos.
Na próxima terça-feira, 15 de abril, o Cacique de Ramos realiza a cerimônia de abertura — restrita a convidados e imprensa credenciada — da exposição “Cacique de Ramos: avenidas, quintais e afetos”. A mostra inaugura as atividades do Centro de Memória do Cacique de Ramos, espaço permanente voltado à preservação, pesquisa e difusão da história da agremiação e de sua contribuição à cultura popular brasileira.
Fruto de um trabalho contínuo de salvaguarda documental, a exposição reúne fantasias, fotografias, capas de discos, registros audiovisuais e documentos que atravessam os 64 anos de existência do Cacique. O projeto tem curadoria do historiador Walter Pereira e contou com a colaboração dos educadores Luiza Helena Nunes e Cleber Gonçalves, além de profissionais das áreas de documentação, mediação, conservação e curadoria.
Com apoio do Programa Funarte Retomada 2023 – Música, do Instituto Moreira Salles e do Instituto Zuzu Angel, o Centro de Memória foi estruturado por uma equipe multidisciplinar que reuniu expertises técnicas e contribuições afetivas. O trabalho foi enriquecido pela participação de integrantes da agremiação, familiares de figuras marcantes e colaboradores que, ao longo dos anos, ajudaram a preservar o legado do Cacique em suas múltiplas dimensões: o carnaval de rua, os desfiles, as rodas de samba, as feijoadas e a vida comunitária em torno da sede.
Reconhecido como Patrimônio Histórico Cultural e Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro, o Cacique de Ramos reafirma com este projeto seu papel na formação de memória social e no fortalecimento da cultura afro-brasileira. O Centro de Memória materializa esse legado, transformando acervo em narrativa, memória em gesto e passado em presença viva. Em uma das paredes da sede da agremiação, uma frase ecoa o espírito desse movimento: Samba é cultura.
A visitação para o público geral terá início no domingo, 20 de abril, durante a 137ª edição da tradicional feijoada da agremiação. A partir de então, a exposição poderá ser visitada aos domingos, sempre durante os eventos realizados na quadra. A entrada é gratuita. A quadra do Grêmio Recreativo Cacique de Ramos fica na Rua Uranos, 1326 – Olaria, subúrbio do Rio de Janeiro.
Calendário
Exposição: Cacique de Ramos: avenidas, quintais e afetos
Abertura oficial: 15 de abril de 2025, às 19h – Evento restrito a convidados e imprensa credenciada
Abertura ao público: 20 de abril de 2025 (domingo), às 13h – Durante a 137ª edição da tradicional Feijoada do Cacique Entrada gratuita
Visitação regular: Aos domingos, sempre durante os eventos da agremiação
Local: Quadra do G.R. Cacique de Ramos – Rua Uranos, 1326, Olaria, Rio de Janeiro – RJ
Realização: Centro de Memória do Cacique de Ramos Fomento: Programa Funarte Retomada 2023 – Música
Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos