EU SOU CACIQUE – A FESTA! UMA FEIJOADA HISTÓRICA.

Jornalistas Pedro Bassam e José Lucio Rodrigues, além do subprefeito da Zona Norte Douglas Araujo, recebem a Comenda do Jubileu em feijoada dos 64 anos do bloco.

Com 64 motivos para extravasar a alegria, a Diretoria de Ouro de Bira Presidente juntou toda a família caciqueana para comemorar o aniversário do bloco na edição nº132 da feijoada, no último domingo (19), véspera do feriado de São Sebastião. Intitulado “Eu Sou Cacique”, o evento trouxe a potência de um sentimento transformador que move o Cacique de Ramos há mais de seis décadas: o pertencimento.

Referência do samba por sua origem e trajetória, o Cacique de Ramos é motivo de orgulho para todo caciqueano, e a festa/feijoada integra música – a batucada –, gastronomia, interação social e dança do samba, criando uma mescla de culturas em intercâmbio nas mais de dez horas de dinâmica presencial sob a energia das tamarineiras sagradas.

O Grupo Samba Brazucas abriu a programação musical no palco do Doce Refúgio, seguido pelos músicos da companhia de Liert Junior, que deram lugar aos sambistas residentes da Roda de Samba do Cacique de Ramos. Em meio aos cocares das Alas Reunidas, predominantes entre o público diversificado – caravaneiros, cariocas e torcedores de várias agremiações carnavalescas –, a animação reinou. Foi nesse momento que a Diretoria de Ouro recepcionou no palco os ilustres jornalistas Pedro Bassam e Lucio Rodrigues, agraciados com a Comenda do Jubileu de Diamante do bloco, em reconhecimento às suas carreiras longevas na TV Globo. Os homenageados demonstraram apreço aos anfitriões e se emocionaram com os discursos de Tetéu José, ponte deste valoroso encontro, além da apresentação especial do artista Chacal do Sax.

Pedro Bassam e Lucio Rodrigues foram acompanhados por suas esposas, Joana Thimoteo, diretora de musicais dos Estúdios Globo, e Cristiana Sousa Cruz, editora-adjunta do Jornal Nacional. As estrelas do jornalismo brasileiro se divertiram e se admiraram com a grandiosidade desta instituição. Nayra Cezari entrevistou os homenageados no espaço Bira Presidente, enquanto, na ribalta mais desejada do mundo do samba, Chacal do Sax incendiava a plateia em catarse.

Para inspirar ainda mais a família caciqueana, Joana Darc foi chamada ao palco para desfilar o estandarte do Cacique, um momento da programação que exalta a alma foliã deste Grêmio Recreativo e que se completa com o bailado da corte do carnaval do bloco. De volta com o samba na roda, o evento recebeu mais um convidado para ser homenageado: o subprefeito da Zona Norte, Douglas Araujo, que também recebeu a Comenda do Jubileu do Cacique, tudo sob os acordes magistrais da casa.

Tendo em vista que um dos convidados do evento foi a Academia do Samba – o Salgueiro –, torcedores chegaram cedo para garantir o melhor lugar e participar da apresentação da vermelho e branco, deixando o clima de festa ainda mais proeminente. Milton Manhães, produtor renomado e responsável por revelar grandes nomes da música, prestigiou o evento, que consagrou o Salgueiro como Prata da Casa, título honorífico que ascende personalidades e instituições ao grau mais legítimo dentre os caciques desta tribo. A Academia do Samba fez um espetáculo belíssimo, com tudo que tem direito, trazendo a energia de quem tem o “Corpo Fechado” e a participação do primeiro mestre-sala, Sidclei Santos, além de todo elenco-show.

Com a quadra lotada até o último minuto, o evento celebrou o aniversário com o povo do samba, com sucesso e tradição. Nada mais fascinante para os caciqueanos que festejar no Doce Refúgio. Nada mais importante e imponente para os caciqueanos que ostentar seu pavilhão, sua marca, sua história.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos

FOTOS DA FEIJOADA