DANDO CONTINUIDADE AO FIM DE SEMANA DEDICADO AS COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO SAMBA

Trem do Samba, Mini desfile do Rio Carnaval, Cacique Samba Show em Barra Mansa, Ensaio-show no Alto do Vidigal e Roda de Samba tradicional abriram o calendário de dezembro.

Em meio à euforia dos jogos da Copa do Mundo 2022, o mês das festas chegou com presentes especiais para a tribo do samba. Os integrantes da Bateria Tamarindo de Ouro se dividiram para atender a demanda de shows. Assim como os grupos de samba de raiz da casa que também cumpriram agendas dentro e fora da Cidade Maravilhosa.

De fato, o décimo segundo mês do ano compreende o período de grande destaque devido as celebrações natalinas e o réveillon. Mas, para o povo do samba o dia 02 de dezembro fortalece a importância das manifestações artísticas, atividades culturais e o espetáculo deste gênero musical brasileiro.

Para o Alto e avante! Samba Show do Cacique sobe o morro e faz a festa no Vidigal.

No domingo (04), dia de Santa Barbara, a equipe de Xula subiu o morro do Vidigal para mais uma vez realizar o espetacular ensaio-show. A temporada teve início em novembro e seguirá até o final de dezembro, pelo menos. O Alto do Vidigal é localizado em uma das comunidades mais visitadas pelos turistas de todas as partes do mundo e ostenta uma das vistas mais bonitas da Cidade Maravilhosa. O Cacique Samba Show fez vibrar o som dos tambores da tribo de Bira Presidente e encantou a casa que estava lotada para conferir a atração. E, como nos eventos de Barra Mansa e da Cidade do Samba, todos puderam experienciar a potência da Bateria Tamarindo de Ouro, que possui o mesmo poder nos limites de sua quadra, como nos desfiles e nas apresentações. Além de garantir animação, agrega admiradores por onde passa e reforça a bandeira da folia de rua, origem real deste templo sagrado.

Diversidade cultural marca o Dia do Samba no Doce Refúgio

O dia 04 de dezembro é também da Senhora dos Ventos, e foi no bailar das folhas do pé de tamarindo que pôde se notar a presença de sua energia circundando a roda. Na tradicional batucada dos tantans, no tilintar dos pandeiros e nos acordes dos violões que ressoaram com maior intensidade neste domingo, o evento recebeu a magia ancestral e dose extra da cintilante alegria de ser feliz expressada pelo melhor público do Brasil.

Para encerrar as celebrações ao Dia do Samba nas dependências do Doce Refúgio em sintonia com os convidados da ocasião, o grupo Voz Ativa deu o tom da confraternização.

Na sequência, o grupo acompanhou Ale Maria – que é um furacão no palco e mostra cada vez mais interação e intimidade com a cultura deste país, firmando-se como uma excelente cantora de samba. Logo após foi a vez de outro convidado especial que também empolgou o público presente. Ítalo Costa soube equilibrar e manter a atmosfera festiva deixada pela argentina Ale Maria. Quem também soltou a voz no palco do Doce Refúgio foi Dilson Oliveira, que além de fazer as honras da casa como locutor, também é artista e vez ou outra dá uma canja. As mais belas da tribo também deram conta do recado. Esfuziantes “as meninas da corte” sambaram no palco ao chegar da segunda e última noite dos “minis desfiles” do Rio Carnaval. Foi uma festa completa com direito a dança do miudinho executada com perfeição pelo ícone Bira Presidente.

O líder aproveitou para enaltecer a participação de seus componentes nos eventos que atuaram neste fim de semana.  foram desfiles, shows e muito comprometimento da parte de todos vocês, o que me deixa orgulhoso e contente. Quero agradecer a cada um pelo amor e total dedicação a esta missão que chega aos sessenta e três anos como referência. A vocês os meus respeitos e meu muito obrigado! Declarou Bira Presidente.  

Com alto astral e um repertório popular, todos entregaram participações vibrantes para saudar o Samba, personagem principal do pavilhão que sustenta esta casa de bambas construída pelos arquitetos desta arte plural. Símbolo cultural de valor inestimável alicerçado pelo povo que veste verde, amarelo, azul e branco originalmente ou pelo sentimento nobre e puro que une nações, cores, raças e bandeiras sem distinção.

 Resultado desta intensa combinação e desdobramentos foi a certeza que a família caciqueana está preparada para desafios ainda maiores. Que a busca pela perfeição evidencia a qualidade. E prova que neste terreiro, todo dia é Dia do Samba.

FOTOGRAFIAS