Dezembro começa com festa para o Samba dentro e fora do Doce Refúgio.

Com uma agenda concorrida e diversificada, o elenco caciqueano se dividiu entre vários eventos para atender a todos os gostos, idades e estilos. Foram shows, apresentação no Trem do Samba, mini desfile, festa de premiação e a grande festa na quadra para o melhor público do Brasil celebrar o protagonista deste dia, o Samba.

 No primeiro domingo de dezembro, dia 03, no Cacique de Ramos, teve Allan Ylê e Banda, que conduziram a roda de samba como um ritual. Paulinha Nogueira e Ton Marques participaram do evento que foi também o cenário para o aniversário da parceira da casa, Simone Costa, da Prefeitura do Rio.

O evento, que é uma tradição do Doce Refúgio, costuma realizar grandes homenagens. Uma delas foi reservada para este dia, a Carlos Vergara, reconhecido por difundir as imagens do bloco globalmente. O artista recebeu com muita emoção a Comenda do Jubileu de Diamante, que celebra as mais de seis décadas de existência e resistência do Cacique de Ramos.

O trabalho de Vergara tem presença marcante no Doce Refúgio e se faz através dos seus registros históricos das décadas passadas que continuam a representar a essência da tribo do samba. Suas fotografias são testemunhos visuais que, direta ou indiretamente, mantêm viva a identidade do bloco e não apenas documentam o passado, mas também iluminam o presente, inspirando as inovações que a instituição abraça sem perder suas raízes fundamentais.

A Comenda do Jubileu de Diamante não é apenas um reconhecimento para Vergara, mas também uma celebração da parceria entre a fotografia e a tradição viva do Cacique de Ramos.

A produção da Diretoria de Ouro de Bira Presidente honrou os mestres que moldaram essa tradição, que tornaram o samba uma parte essencial de nossa identidade.

Esta união através da música, da ancestralidade e da cultura popular festeja a nossa arte de compor, cantar, dançar este ritmo contagiante que venceu barreiras e conquistou o mundo todo. Um dia para se reverenciar as vozes que ecoaram em todos os cantos, embaladas pelos batuques.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos