Centro de Memória do Cacique coorganiza revista de museu federal

Está no ar o número especial da revista Ventilando Acervos intitulado “Acervos e memórias dos carnavais do Brasil”, edição de julho/2022:

https://ventilandoacervos.museus.gov.br/edicao-atual/

A concepção e a organização é fruto de uma parceria entre o Museu Victor Meirelles/Ibram e o Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento do Cacique de Ramos. Estão reunidos artigos e relatos de experiência de profissionais, pesquisadores e instituições acerca de arquivos pessoais, museus, centros de memória, colecionismos, historiografia, educação patrimonial, exposições etc. Contribuições do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Goiás que versam sobre uma pluralidade de carnavais: afoxés, bailes, bandas, blocos, cordões, escolas de samba, frevos, foliões das ruas e dos salões.

Os organizadores são Rafael Muniz (Museu Victor Meirelles/Ibram) e Walter Pereira (Centro de Memória/Cacique de Ramos), que escrevem também o editorial. A agremiação figura no número com o artigo “A síncopa do samba e a organicidade: organização do acervo do Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento (Cacique de Ramos)” assinado pelos integrantes do Centro de Memória, a arquivista Kissila Rangel e o historiador Walter Pereira, coordenador do núcleo, também autor do texto “Três tempos para o museu do carnaval do Rio de Janeiro”, presente na coletânea.

Além disso, a revista deu ao Cacique a honra de figurar na capa com uma imagem, e na contracapa com fotografia de uma fantasia antiga, ambos itens do acervo do nosso Centro de Memória.

O número especial da Ventilando Acervos tem a explícita intenção de estimular a formação de uma rede, ao redor do país, dedicada à temática dos patrimônios e acervos do carnaval brasileiro e seus possíveis desdobramentos.