Na temporada 2023, a CasaBloco recebeu o Cacique de Ramos pela segunda vez, e inseriu no cronograma da turma de Bira Presidente dois convidados na apresentação de uma hora e meia, que aconteceu no Clube Monte Líbano. A execução desta tarefa carimbou os bambas da Rua Uranos, com a chancela de uma plateia recheada de artistas, produtores culturais e foliões que exaltam o carnaval de rua, a festa popular.
Representado pelo grupo Quintal do Cacique, Amanda Prestes, Marcelly Pitanga, Michelle Beff e Nayra Cezari, o Doce Refúgio do Samba levou mais que entretenimento, conceito e interatividade. Também obteve uma experiencia única e de riqueza imensurável catalisada na CasaBloco 2023. Foi a concretização de um sonho que virou realidade em 2022, com a estreia no projeto.
Delineando esta segunda participação na CasaBloco sob forte emoção e alegria, os caciqueanos receberam o sambista El Pavuna. A seleção das músicas agradou ao público e assinalou a parceria de El Pavuna com as matrizes do Cacique. Revelada sintonia que resultou na interpretação conjunta de Sorriso Aberto, sucesso de Jovelina Perola Negra.
Dos artistas que já conquistaram a cena nacional, o Cacique de Ramos teve a companhia de Pretinho da Serrinha, que escolheu composições próprias e clássicos de D. Ivone Lara e Jorge Aragão para cantar. Foram trinta minutos juntos na CasaBloco 2023. Além da inusitada e muito especial participação do ator e cantor Silvério Pereira. A primazia do samba, do balanço e da batucada, mostrou a cognitividade cultural e artística de exacerbada generosidade que a música brasileira oferece. O público absorveu extasiado.
O final da apresentação do Cacique foi um mix de alegria e gosto de quero mais. O grupo relembrou a contagiante magia do bloco na avenida e embalou o público pondo em desfile a trilha sonora para a participação extraordinária de Amanda Prestes e Marcelly Pitanga. A primeira é a Rainha do Cacique, a segunda é Musa. Com elas, o que já estava bom ficou incrivelmente exclusivo, personificado e emblemático.
O Cacique entregou a pura essência dos tambores e batuques desta Tribo do Samba. Desde a receptividade igualitária aos que dividiram as cenas deste episódio CasaBloco 2023, ao espetáculo impressionante que o público não poderá esquecer.
Que venha 2024, pois será ainda melhor!
Agradecimentos especiais: Rita Fernandes, Rodrigo Rezende, Rodrigo Rebuzzi, Joana Rodrigues, Samuel Souza, Catarina Alfarone, Amanda Braga, Daniel Ainb, Nanda Piovaneli, e Márcio Nascimento.