Carnaval 2024 – O início de uma tríade carnavalesca do Cacique de Ramos

O Grêmio Recreativo Cacique de Ramos entrou na Avenida faltando pouco para as 22h, deste domingo (11). A expectativa dos integrantes, divididos em alas tradicionais, camisetas, musas, rainhas e princesas, além da Bateria Tamarindo de Ouro, os cantores do bloco e a Diretoria de Ouro, era real. Afinal de contas, este desfile é o primeiro de uma série de três desfiles consecutivos, que juntos formam uma tríade da folia caciqueana. Uma prévia do que se tornaria este grande encontro anual que enlaça há mais de 60 anos, os desfilantes da Tribo do Samba e a população que juntos vivem a experiencia de transformar a emblemática Av. República do Chile, no Centro do Rio em pista de desfile. A rua não se reconhece durante a festa momesca. São tantas manifestações culturais que interagem naturalmente neste cenário que recebe espectadores, turistas e participantes de toda a cidade que acompanham as agremiações, blocos, cordões e até escolas.

Bira Presidente é o arquétipo deste bloco carnavalesco que completou 63 anos. Ele, o líder, se prepara para celebrar 87 primaveras, cumprimentou o público e seus diretores, ainda posou para fotos. E, claro, percorreu o bloco neste primeiro dia de desfiles do Cacique. Sua passagem pela bateria rendeu-lhe homenagens e a costumeira troca de afetos. De vermelho, uma das cores do bloco, e evoluindo com graça e devoção ao pavilhão que sustenta, estava Joana D’arc – porta-estandarte do bloco na frente do quadripé – Índio -O orgulho ancestral.

As Musas nobres sambistas, Kayza Regina, Millena Gonçalves (Plus Size), Karolaine Souza, Bella Carrulo e Ingrid Castro, do chão e com samba nos pés, pareciam saudar as companheiras, da Corte detentoras dos postos mais altos, como a Rainha Cassia Anastácia e suas princesas, Thais Ferreira e Marcelly Pitanga, que exibiram toda essência deste segmento no carro alegórico decorado sob o tema Coração Caciqueano – Uma história de amor. Juntas, as beldades formam a Glória Caciqueana – título que homenageia a saudosa jornalista que foi princesa do bloco, Glória Maria.

Dezenas de simpatizantes vestiram as camisas Eu Sou Cacique, Cura Ressaca e tomaram lugar no cortejo, cheios de energia e muita alegria. Na sequência, as alas Cheyenne, comanche e Apache devidamente caracterizadas e com impressionante simbolismo.

A Bateria Tamarindo de Ouro e seu gigantismo ecoou seus batuques vigorosamente, os ritmistas de Mestre Xula mostraram todo orgulho de representar o coração do bloco e alta qualidade de um trabalho realizado ao longo do ano, na Sede do Doce Refúgio. A rainha da Bateria eleita para o primeiro desfile neste posto, Amanda Prestes, aproveitou seu espaço exclusivo para construir sua imagem soberana com um samba solto e elegante.

Prova da vivacidade deste agrupamento percussionista do carnaval do Cacique, é a animação capturada pelas reações dos brincantes trajados ou não, que vibram compulsoriamente em harmonia.

A esta experiencia também se deixam levar os componentes que seguiram logo atras da Bateria com as alas Carajás, Guerreiros e Tamoio.

Embalando os foliões, o carro de som foi liderado pelo intérprete Junior Nova Geração, que teve a companhia dos cantores, Luís Henrique, Frances, Mariano Maia, Margarete Mendes e Ribeirinho. Sambas como: Água na Boca; Vou Festejar e Caciqueando fizeram a festa para a multidão entusiasmada.

Foi um desfile empolgante, vibrante e emocionante. O primeiro dos três encontros deste Carnaval que reúne a família caciqueana em torno das inúmeras histórias compartilhadas, conectando passado, presente e futuro em uma comemoração atemporal.

Para Márcio Nascimento e Christian Kelly, gestores do bloco, este foi um dia inesquecível. No ano passado, enfrentamos atrasos e muita chuva, mas este ano tudo parece estar correndo bem. Todos estão empenhados em fazer uma grande festa, e estamos felizes com o resultado deste desfile. Além disso, estamos ansiosos para os próximos desfiles que acontecerão nesta segunda e terça-feira. O casal, que celebra 27 anos de matrimônio e parceria no trabalho, expressou sua satisfação com o desfile.

Este dia também foi registrado pela cobertura jornalística da Globo News, Lascene Produções e outros veículos de comunicação, perpetuando a memória deste desfile histórico para as gerações futuras.

NayraCezari
ASCOM Cacique de Ramos