Campanha Outubro Rosa colore a 131ª Feijoada do Cacique de Ramos

Reforçando a campanha de prevenção ao câncer de mama, a Diretoria de Ouro e a Corte Caciqueana vestiu a camisa personalizada durante o tradicional evento

No último domingo, 20 de outubro de 2024, o Cacique de Ramos recebeu a 131ª edição de sua tradicional feijoada, que desta vez celebrou a campanha do Outubro Rosa. O evento, que teve início oficialmente às 13h, já atraía caravanas de São Paulo, Minas Gerais e outros estados logo nas primeiras horas da manhã, com grupos formados por cariocas se unindo à multidão. A chuva leve que caiu durante o dia deu um toque especial, mas não diminuiu a empolgação dos participantes, que desfrutaram da feijoada e, é claro, de muito samba, a verdadeira estrela de todos os eventos realizados no Doce Refúgio.

O grupo Prazer da Serrinha foi o primeiro a se apresentar. Vindos de Guarulhos, São Paulo, eles montaram sua roda de samba no melhor estilo Cacique, com toalhas vermelhas sobre as mesas, criando um belo cenário. A ocasião também serviu para uma homenagem ao compositor Marquinho PQD, figura emblemática do samba, que participa de projetos como o Quintal do Pagodinho. O grupo gravou um especial em vídeo em tributo a Marquinho, que relembrou sucessos gravados por grandes nomes como o grupo Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho.

O compositor se emocionou ao ser reconhecido em vida. “Marquinho é um dos maiores compositores do Brasil, e o que eu disser aqui ainda será pouco. Ele merece essa homenagem por tudo o que fez pelo samba”, comentou Santiago Serrinha, do grupo Prazer da Serrinha.

Marquinho PQD, por sua vez, relembrou sua longa relação com o Cacique de Ramos e sua contribuição para o samba. “Desde 1982, tenho o prazer de estar nesse solo sagrado, onde jogava futebol às quartas e, logo depois, participava das rodas de samba. Hoje, dedico essa apresentação ao Bira Presidente, que sempre abriu as portas para o samba”, afirmou Marquinho PQD, agradecendo ao Prazer da Serrinha pela iniciativa do especial.

A programação continuou com a apresentação do grupo Crescendo no Samba, formado por jovens e adolescentes de São Paulo. O grupo, liderado por Felipinho, trouxe um repertório contagiante que emocionou o público. “Tocar no berço do samba foi uma honra imensa. A energia do público foi lá em cima, e saímos daqui com o coração cheio de felicidade”, disse Felipinho.

A tarde seguiu com a estreia de Vanessa Auzier no palco do Cacique de Ramos, que descreveu o momento como uma “virada de chave”. Emocionada, ela destacou o impacto emocional do samba em sua vida. “O samba faz você viver o que canta, e estar neste palco foi uma sensação indescritível”, afirmou a cantora. Logo após, o caciqueano Enzo Belmonte encerrou as apresentações da noite com uma homenagem a Sidney Machado, o Chopp, mantendo a ancestralidade e a cadência do samba.

Além dos shows, a festa contou com a presença das Alas Reunidas do Cacique de Ramos e de representantes das escolas de samba, que prestigiaram o desfile da porta-estandarte Joana Darc e o samba no pé da Corte do Carnaval. A diretora de comunicação do bloco, Nayra Cezari, subiu ao palco para agradecer ao público em nome dos demais diretores de Bira Presidente, reforçando o engajamento do Cacique na campanha do Outubro Rosa. Kelly Nascimento, diretora geral e filha de Bira, destacou a importância de ações como essa. “Abraçamos a causa do Outubro Rosa com enorme satisfação, incentivando a conscientização de todas as mulheres. Nossa missão é agregar valor à arte, à cultura e à sociedade como um todo”, disse Kelly.

O evento também foi marcado pela presença de alunos de jornalismo da Unisuam, que entrevistaram personalidades do bloco, como André Cezari, carnavalesco, e Walter Pereira Júnior, historiador. Além de capturar imagens da quadra lotada por um público animado.

Márcio Nascimento, administrador do Cacique de Ramos, destacou: ‘Estamos contabilizando um saldo muito positivo. A feijoada encerra um fim de semana de eventos grandiosos, sendo um no sábado, em São Paulo, no Maria Zélia, e outro no Rio de Janeiro, na Festa da Igreja da Penha, hoje cedo. Tudo quase simultâneo, mas ambos bem-sucedidos.

Esta edição da Feijoada do Cacique de Ramos reafirmou sua tradição como um evento para todos. E combinou arte e engajamento social ao celebrar a campanha Outubro Rosa. Com todas as apresentações registradas pela Cacique TV, o evento destacou a participação do grupo Prazer da Serrinha, que promoveu uma homenagem especial ao compositor Marquinho PQD, reconhecendo sua trajetória no samba. Além disso, o compromisso do Cacique com a conscientização sobre o câncer de mama esteve presente ao longo de toda a programação, integrando cultura e responsabilidade social em um único espaço.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos

FOTOS DA FEIJOADA