Roda de Samba de 24 de agosto foi apoteótica!
Contextualizada e significativa para a cultura carioca, a roda de samba do Cacique de Ramos fez jus à sua tradição. No domingo, 24 de agosto, a partir das 17h, quando a Diretoria de Ouro iniciou o serviço, já era perceptível que a noite seria intensa, e foi.
A energia do grupo residente, o Caciqueando, que vem despertando cada vez mais o interesse dos sambistas mais exigentes, superou as expectativas do público, que reconheceu seu empenho e qualidade em dois sets de alta entrega. A corte do carnaval do Cacique enfeitou ainda mais o palco, com seu colorido e requebrado.
Entre intervalos, comemorações de aniversariantes e bastidores que refletiam a alegria da família caciqueana, outro ponto da quadra chamou atenção: o Centro de Memória, espaço que abriga e preserva toda a história da tribo dos bambas.
Na virada para o momento de receber os convidados desta edição, o Caciqueando acompanhou Rosyl Soares e André da Mata. Estilos diferentes, mas igualmente avassaladores, empolgaram o público, que cantou e dançou em cada apresentação.
Rosyl apresentou sucessos de sua carreira, tanto da fase em que foi vocalista de um dos grupos mais populares quanto como compositor de sambas românticos conhecidos. André da Mata, defensor e autor do samba clássico de raiz, estruturou seu repertório entre obras consagradas e inéditas que levam sua assinatura.
O impacto da presença de Margarete Mendes na roda de samba do Doce Refúgio não pode ser expresso em simples palavras. Ao ser anunciada, a cantora, única intérprete feminina do carro de som do bloco, demonstrou porque é uma majestade. Margarete é magnética e apoteótica, louvando a energia feminina da espiritualidade.
Nayra CezariASCOM Cacique de Ramos