Após sua estreia na CasaBloco 2022, a Roda de Samba Show Quintal do Cacique acumula apresentações memoráveis. Afilhados de Bira Presidente e Leci Brandão, os integrantes sustentam a tradição com uma personalidade inovadora que traz novo contexto ao samba, destacando a essência e o legado do Cacique de Ramos.

Com energia contagiante, o grupo encanta por meio de um repertório que inclui clássicos do samba autêntico, contemporâneo e sambas-enredo. Todas as vertentes do gênero musical que definem o Cacique de Ramos, patrimônio histórico e cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro, estão presentes em suas apresentações. Nos eventos realizados no Doce Refúgio, o Quintal do Cacique conquistou o prestigio dos caciqueanos de diversas partes. Sua trajetória inclui shows em Manaus, Brasília, São Paulo, Salvador, Santa Catarina e Minas Gerais, representando o bloco com destaque. No Rio de Janeiro, brilharam em eventos como as edições de 2023 e 2024 da CasaBloco, os três dias de apresentações no camarote que homenageou o bloco na Sapucai, a inauguração do Jo&Joe, e as Festas da Igreja da Penha e do Olaria Atlético Clube, uma histórica apresentação na Quadra do Bloco Bafo da Onça entre outros palcos e festas.

O grupo é formado por integrantes do Cacique de Ramos e tem como fundadores Junior Nova Geração, intérprete oficial do bloco; Carlos Noronha, mestre Xula, lider da Bateria Tamarindo de Ouro; e o músico Evandro Alves.

Em muitas apresentações, a Roda de Samba se une à Bateria Tamarindo de Ouro, criando uma mescla que traduz o samba no terreiro e a força do bloco. O espetáculo, conhecido como Cacique Samba Show, reúne a bateria e a Corte do bloco em atuações marcantes. 

Em 2025, o Quintal do Cacique mantém a força que marcou seu início, agora com uma trajetória construída com alegria e aprimorada pela assinatura caciqueana.