Cacique na palma da mão deu início ao feriadão

Junho chegou com samba no terreiro do Cacique

Feriado prolongado começou com a quarta-feira acústica do Cacique de Ramos, no dia 07, sob a luz do luar que iluminou a Tamarineira. O cenário poético do Doce Refúgio trouxe o ar bucólico de outrora, das lendárias rodas que serviam como palco natural para os que hoje formam a nata do samba. Mas que no passado faziam base no terreiro da Rua Uranos para de lá abrir caminho e consolidar suas carreiras. A exemplo disso, a casa comandada por Bira Presidente revitaliza este traço de sua história para mais uma vez ressignificar o samba de raiz.

A roda de samba acústica, nesta véspera de feriado, atraiu dezenas de pessoas. Os mais fervorosos amantes da litúrgica autenticidade do Cacique aos mais jovens sambistas, que iniciam o aprendizado nesta fonte inesgotável de cultura.

Protagonizada por músicos originários deste berço, a roda aconteceu movida pelas palmas que acompanharam os batuques. Com direito a aparição televisiva promovida pelo jornalista Chico Regueira, com link ao vivo para o RJ2 e a presença de artistas e atores de grande participação pública como Paulo Mathias Jr., Rômulo Bellott e Evaldo Macarrão. Sem contar com os músicos: Negão da Serrinha e Alan da Serrinha que acompanharam essa turma boa dos humorísticos Central de Bicos, O dono do lar, entre outras produções do Multishow.

Vinicinhos do Balacobaco, Anderson Ribeiro, Tico Santos, Gabrielzinho do Irajá, Ricardo Rachado e Guaracy Machado, também marcaram presença. E, também a vencedora do sorteio promovido em parceria com o programa Samba Social Clube, da Rádio Tupi. Danielle Guiorno recebeu seus prêmios e aproveitou a Roda de Samba com seus amigos.

Líder da tribo, Bira Presidente aproveitou para tocar seu pandeiro. Emocionado pelas lembranças do início de sua trajetória, o presidente se juntou aos músicos que sintetizam o projeto. Níveis de altíssima qualidade e talentos raros foram notados no evento que é quinzenal e com entrada gratuita.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos