Cacique de Ramos veste rosa e azul em campanha pela vida

Desde 2022 o bloco incorpora o Outubro Rosa em suas atividades e, neste ano, inicia também o Novembro Azul em memória de Bira Presidente.

 O Cacique de Ramos, um dos mais tradicionais espaços do samba no Rio de Janeiro, desde 2022 troca suas cores por tonalidades de rosa no mês de outubro. A adesão ao Outubro Rosa insere a instituição no movimento mundial criado nos anos 1990 para conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento regular no combate ao câncer de mama. Nesse período, a quadra veste-se de rosa e, a cada feijoada e roda de samba, a mensagem se espalha: é tempo de cuidado. A iniciativa resultou em camisetas e copos temáticos e, mais do que isso, estabeleceu um vínculo entre cultura e prevenção, alcançando sambistas e frequentadores.

Para a presidente Karla Marcelly Félix do Nascimento, o gesto vai além da visibilidade: “Vamos fazer a campanha com muita responsabilidade. Queremos que todas as mulheres participem, independentemente da etnia, porque é uma causa que diz respeito a todas. Nosso lema é: somos todas mulheres, somos todas Outubro Rosa. Além de usar a camisa rosa, pensamos em abrir as vendas para que parte do valor seja destinada a instituições de apoio. É uma forma de ampliar a conscientização e incentivar mais pessoas a se engajarem”.

A diretora geral Cristhian Kelly Félix do Nascimento reforça que a ação dá continuidade ao espírito solidário herdado de Bira Presidente: “Essas campanhas colaboram com o próximo, fortalecem nosso papel social e dão continuidade ao que meu pai sempre fez: ajudar. Ele gostava de apoiar as pessoas, de estender a mão. Estamos apenas aprimorando o que já vinha sendo feito. Levar alegria, cuidado e carinho é o que importa, e é isso que continuaremos fazendo”.

Novembro Azul chega ao Cacique em memória de Bira Presidente

Em 2025, o Cacique de Ramos amplia a iniciativa e passa a incluir também o Novembro Azul, campanha criada em 2003 na Austrália e hoje difundida internacionalmente para alertar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A adesão ganha um sentido especial, pois a doença foi a causa da morte de Bira Presidente, fundador da instituição e figura central da história do samba.

Para o vice-presidente Márcio Nascimento, trata-se de dar continuidade a um legado: “Tenho orgulho de o Cacique estar entre os primeiros a abrir esse espaço, com a presidente Karla e a diretora geral Cristhian Kelly à frente, dando continuidade ao legado de Bira Presidente. Tenho certeza de que ele, onde estiver, está abençoando esse caminho”.

A diretora de Comunicação, Nayra Cezari, ressalta a origem da campanha dentro da casa e o passo dado em 2025: “Quando sugeri a campanha do Outubro Rosa ao vice-presidente Márcio Nascimento e à diretora geral Cristhian Kelly, eles aprovaram e incentivaram, permitindo a confecção das camisetas e promovendo junto aos demais diretores a importância da causa. Nós três já fazíamos individualmente doações para instituições que acolhem as pessoas acometidas, e o Cacique passou a colaborar também. Agora iniciamos um novo capítulo com apoio da presidente Karla, que já fazia parte do Outubro Rosa e agora soma forças no Novembro Azul”.

Com a campanha ampliada, o Cacique de Ramos reafirma que sua atuação não se limita à música. Ao vestir-se de rosa em outubro e de azul em novembro, a instituição assume um papel social que dialoga com o samba, com a memória de seus fundadores e com a vida de quem constrói sua história.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos