Cacique de Ramos reúne sambistas de diversas gerações e escolas, que celebram a arte e a alegria do samba.

Neste domingo, 07 de maio, a Roda de Samba do Cacique de Ramos foi palco de um grande encontro musical entre os cantores Adhema, Leonardo Bessa e Led Portela, que se apresentaram com o grupo Voz Ativa. O evento contou com a presença ilustre da comitiva da escola de samba Paraiso do Tuiuti, formada pelo mestre-sala Rafael Rodrigues, a rainha da bateria da agremiação azul e amarelo de São Cristóvão, Mayara Lima e o presidente Renato Thor.

A exemplo dos eventos da semana anterior, que mobilizou toda família caciqueana por três dias, este domingo também foi grandioso, o Doce Refúgio acolheu o melhor público do Brasil, que se fez presente e se manifestou em todas as apresentações. Os artistas receberam de bom grado cada aplauso e sorriso, e retribuíram com o melhor dos seus talentos.

Estreante da noite, Adhema não escondeu a emoção, escolheu um repertório intuitivo e popular entregando uma apresentação espontânea e vibrante. Já Leonardo Bessa, que conhece o público do Cacique de Ramos como ninguém. Trouxe em sua bagagem um repertório festivo, aos moldes do intérprete que é, com grandes clássicos das escolas de samba que defendeu. Além, é claro, do samba de raiz, que também mostra a sua origem. Mas a representatividade feminina do samba também se fez presente com Led Portela. A veterana cantora encantou a todos com simpatia e uma presença de palco inigualável. Foi magnífica em cena.

A corte do carnaval do Cacique de Ramos também fez bonito e animou o público com sua alegria e simpatia. O líder caciqueano, Bira Presidente, não ficou de fora e fez um discurso emocionante sobre a história e a importância do Cacique de Ramos para a cultura brasileira. Ele também mostrou seu talento na dança e fez sucesso no tradicional miudinho, arrancando aplausos da plateia.

A roda de samba do Cacique de Ramos é, tal qual o Carnaval, os desfiles do bloco, um patrimônio cultural do Rio de Janeiro e do Brasil. É uma das mais tradicionais e respeitadas da Cidade Maravilhosa, e acontece todos os domingos na quadra da agremiação, que fica na Rua Uranos, 1326, em Olaria. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita para que todos possam apreciar uma boa música e o clima de confraternização do lugar. Para que os sambistas de todas as gerações e escolas possam desfrutar deste Templo Sagrado do Samba de Raiz, samba autêntico, do batuque que vem do fundo do nosso quintal, que é o coração deste gênero musical.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos

FOTOGRAFIAS