Cacique de Ramos pronto para 2025 abre a festa na Cidade do Samba e emociona o público com desfile histórico.

Bloco entrega honraria a Gabriel David por reconhecimento de sua trajetória de sucesso

Antecipando as comemorações do Dia Nacional do Samba, o Cacique de Ramos brilhou na sexta-feira, 29 de novembro, durante o evento promovido pelo Rio Carnaval na Cidade do Samba.

A convite do presidente da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Gabriel David, o Cacique de Ramos abriu a festa que reuniu as agremiações do Grupo Especial do Carnaval carioca, deixando sua marca de alegria e tradição.

O bloco, criado por Bira Presidente, prestou uma homenagem especial ao mais jovem dirigente da LIESA. Márcio Nascimento, administrador do bloco, entregou a Gabriel David a Comenda do Jubileu de Diamante, em celebração aos 60 anos do Cacique de Ramos. Essa honraria já foi concedida a diversas personalidades e sambistas renomados. O gesto confirma a importância desta relação entre as instituições e assinala a parceria, além de reconhecer a relevância das iniciativas da gestão Rio Carnaval.

Sob o olhar atento de Elmo José dos Santos, diretor-geral de Carnaval da Liga, o Cacique apresentou um desfile emocionante, reunindo sua Diretoria de Ouro e um contingente expressivo das alas do bloco. A corte do Carnaval 2025, acompanhada da alegoria especialmente criada para a ocasião, destacou o tema da campanha do próximo ano: “Cacique é Show, Identidade e Resistência do Samba.”

Mais do que um desfile, este ano, a Cidade do Samba pôde ver um Cacique mais imponente, que foi recentemente condecorado como Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Com suas tradicionais apresentações na Avenida Chile durante o Carnaval, o bloco é símbolo de coletividade e resistência, unindo gerações em torno de uma paixão comum: o samba. E não foi diferente na passarela da Cidade do Samba. A porta-estandarte Joana D’Arc abriu o desfile com graça, pedindo passagem e licença. Do alto da alegoria, a corte, que foi coroada na semana anterior, teve a rainha Kayza Regina e as princesas Ingrid Castro e Bella Carrulo encantando o público com beleza e samba no pé, enquanto as musas Millena Gonçalves, Elisa Cruz e Larissa Maia, ao lado do casal destaque Amanda Prestes e Bruno Barão, protagonizaram momentos inesquecíveis. Com trajes especialmente desenhados para o Carnaval 2025, o grupo traduziu em dança e simpatia o legado de 63 anos do Cacique de Ramos.

Na sequência, a Família Carajás trouxe sua coreografia característica, seguida das alas Apache, Comanche, Cheyenne, Guerreiros e Tamoio. Todos embalados pela Bateria Tamarindo de Ouro, que deu um verdadeiro show de ritmo, sob o comando de mestre Xula, que apresentou também a estreia da Rainha Cássia Anastácia. A majestade dos ritmistas do Cacique foi ovacionada pelo público e muito festejada pelos componentes do bloco.

O carro de som, com o intérprete oficial Junior Nova Geração e as vozes de Mariano Maia, Margarete Mendes, Frances e Ribeirinho, apresentou um repertório que motivou o público que lotou a Cidade do Samba. A festa foi uma grande louvação ao bloco e garantiu seu lugar de destaque entre os baluartes do Carnaval carioca.

“Foi emocionante ver o Cacique de Ramos na passarela da Cidade do Samba, representando com tanta força e beleza os valores que cultivamos há mais de seis décadas,” afirmou Márcio Nascimento, destacando o impacto do evento.

Nayra Cezari

ASCOM Cacique de Ramos