A última roda de samba do ano aconteceu no domingo, 29 de dezembro, e reservou surpresas que encantaram e emocionaram o melhor público do Brasil.
Com início tradicionalmente às 17h, o evento contou com uma programação excepcional para presentear os frequentadores que prestigiaram o Doce Refúgio ao longo deste ciclo de 2024 e os inúmeros turistas que foram conhecer o lugar, que registrou mais um recorde de público, consolidando o clima festivo vivenciado no pré-réveillon realizado no dia anterior.
Os músicos que representam os batuques da casa se apresentaram impecáveis e deram a vez ao show da Bateria Tamarindo de Ouro, que, junto aos intérpretes do bloco, mostraram o empenho de um ano inteiro de companheirismo. Em um recorte surpreendente, Júnior Nova Geração (intérprete oficial) convocou a Diretoria de Ouro para uma louvação a Bira Presidente e, ao som de “O Show Tem Que Continuar”, emocionou todo o Cacique. O público e as Alas Reunidas participaram e tornaram este momento comovente. A Bateria retomou em grande estilo e, tendo à frente Mestre Xula, comandou um espetáculo que deu orgulho aos caciqueanos. A equipe de canto relembrou os sucessos que embalam o bloco em seus desfiles, e a Corte do Carnaval 2025 se apresentou com graça e a elegância de seu gingado.
Logo após, a roda de samba retornou ao palco para receber os convidados especiais da ocasião. O primeiro deles foi Wagner Cara Grossa, compositor de inúmeros sucessos gravados por nomes consagrados deste gênero musical.
Enquanto a manifestação da alegria tomava conta no salão nobre do Templo Sagrado do Samba, nos bastidores do Espaço Bira Presidente, a Diretoria de Ouro recebia as personalidades que compareceram neste encerramento de temporada. O casal Vanessa Alves e Alemão do Cavaco, assim como o atleta olímpico Carlos Axé, foram algumas das figuras que compartilharam este dia festivo junto aos membros de destaque do Cacique de Ramos.
Na sequência, o cantor Anderson Ribeiro se apresentou com repertório clássico, fortemente defendido pela instituição. Com tempo extra, o compositor pôde mostrar um pouco mais de seu talento para deleite dos admiradores da tradição.
Encerrando as participações, Margarete Mendes subiu ao palco com toda sua força artística, iniciando sua apresentação com uma reverência à ancestralidade e agradecimentos pelo ano próspero. Com uma presença carismática, levou o público a reconhecer e celebrar sua arte, encerrando a noite com uma mensagem de alegria e desejos de conquistas para o novo ciclo. Vestida de branco, Margarete entregou um espetáculo digno de sua realeza.
A noite terminou com muita confraternização. Abraços, sorrisos e votos de paz, união e amor coroaram o encerramento de um evento que refletiu as realizações deste ano de 2024 e a esperança renovada para 2025.
Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos