Fotos Marcio Lopes e Michele Beff
Há 53 anos Ubirajara Félix do Nascimento está à frente do Cacique de Ramos, fundador e único presidente da instituição, o Cacique Maior da Tribo do Samba foi presenteado na noite desta segunda-feira, 13 de Outubro de 2014, com uma justa homenagem organizada secretamente por sua Diretoria de Ouro: Um busto de bronze estrategicamente instalado na entrada do Cacique de Ramos e posto à sombra da Tamarineira. A bela e imponente escultura eterniza a imagem de Bira Presidente na sede do Doce Refúgio .
A homenagem, que reuniu cerca de 200 pessoas em uma noite gloriosa e de muitas emoções, contou também com a benção de Padre Omar Raposo na inauguração do monumento que abriga a imagem de São Sebastião doada por Sua Eminência o Cardeal D.Orani João Tempesta, em janeiro deste ano, na ocasião da Trezena dedicada ao padroeiro, da Cidade do Rio de Janeiro e do Cacique de Ramos.
Diante de familiares, amigos e personalidades que prestigiaram a festa surpresa, Bira Presidente se emocionou e agradeceu o carinho e empenho de sua Diretoria de Ouro. Além das Alas Reunidas, Musas, Princesas e Rainhas do bloco, valorosos companheiros no trabalho junto à entidade que se tornou Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro. Desenvolvendo projetos de resgate e preservação da história do bloco cinquentenário, a Diretoria de Ouro ainda comemora a recente criação do Centro de Memória Domingos Félix do Nascimento, que reúne grande acervo de fotos históricas e informações preciosas da tribo de sambistas.
Entre as personalidades que foram conferir o evento estiveram presentes dirigentes de diversas agremiações carnavalescas, autoridades e artistas, como o cantor Elymar Santos, o sambista completo Almir Guineto, Álvaro Caetano, o Alvinho da Mangueira, Serginho Procópio, presidente da Portela, Francisco Manoel de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, presidente da Verde e Rosa, Cláudio Barros e Marcelo Montero, Diretores do Acadêmicos do Salgueiro, a vice-presidente do Museu da Imagem e do Som, Rachel Valença, Eduardo Maruche, cineasta que está produzindo o filme sobre e vida e obra de Bira Presidente, intitulado O Patuá Tamarindo, a delegada e deputada estadual, Marta Rocha, Mestre Odilon Costa, Luciana Silva, presidente da tradicional escola de samba de São Paulo, Tom Maior e Valter Tesourinha, também fundador do Cacique de Ramos.
Vejam mais fotos!