A primeira edição do projeto “No Quintal do Cacique” foi um sucesso absoluto na sexta-feira, 16 de agosto, reafirmando o prestígio dos eventos realizados na Quadra do Doce Refúgio. O “happy hour” do samba começou às 18h, com Bira Presidente liderando a celebração, que incluiu a inauguração da Galeria das Alas Reunidas do Cacique de Ramos. O espaço, com direito a tapete vermelho, homenageou as alas Apache, Cheyenne, Carajás, Guerreiros, tamoio e Comanche, reconhecendo a importância desses grupos na história do bloco.
A emoção foi perceptível entre os componentes das alas, que há anos fazem parte do grande ritual do Carnaval na Avenida Chile. Seus líderes foram entrevistados para a TV Cacique, que agora entra em uma nova fase, dando voz e imagem aos personagens do Cacique de Ramos. Esses episódios serão disponibilizados no canal do YouTube da instituição e em parceria com o programa “Na Levada do Samba”, da Rede NGT, apresentado por Nayra Cezari, diretora de comunicação do bloco, que comemora 10 anos de exibição na emissora.
A equipe da TV Cacique, que capturou imagens e reverberou o evento nas redes sociais, já começou a colher os resultados dessa iniciativa, fruto de um investimento nos talentos locais pelo gestor da casa. A noite seguiu com uma roda de samba comandada pelos músicos residentes, que embalaram o público presente. Em seguida, a “Resenha do Leandro Fab” trouxe ainda mais energia ao evento, com participações especiais de Davi do Samba, Magal Clareou, Rony e Bruna Oliveira em um dueto eletrizante, e Waltis Zacharias.
O projeto “No Quintal do Cacique” não só elevou o nível dos eventos realizados na casa, mas também complementou o calendário do Cacique de Ramos. A expectativa da Diretoria de Ouro e da presidência foi superada, e a próxima edição já está marcada para 13 de setembro. O evento, que manteve a tradição do Cacique de não cobrar ingressos, atraiu um público expressivo tanto na pista quanto na área reservada, que serviu de camarote para convidados.
O administrador do bloco expressou sua satisfação ao ver a alegria das alas reunidas com a homenagem recebida, reconhecendo o valor inestimável desse segmento para o Grêmio Recreativo. Ele destacou que o sucesso do evento foi uma realização pessoal, especialmente ao ver a colaboração de todos os diretores, incluindo a vice-presidente Karla Marcelle, que esteve presente.
Hoje, vimos um Cacique de Ramos ainda mais forte, demonstrando todo o seu potencial e a importância que essa instituição tem na consciência popular. Lançamos a ideia, construímos a base, e agora estamos prontos para avançar. A próxima edição, em setembro, com Leandro Fab e mais convidados, promete repetir o sucesso. Não estou apenas satisfeito, estou profundamente grato pelo resultado, pelo sucesso e pela parceria.
O “No Quintal do Cacique” agora é uma realidade concreta, que demonstra a força tanto do bloco carnavalesco quanto da tradicional roda de samba, manifestando o verdadeiro espírito caciqueano.
O evento foi uma festa, algo que define muito bem o Cacique de Ramos. A participação das Alas Reunidas foi essencial para reforçar a tradição cultural do bloco. A energia e a emoção proporcionadas pela Resenha do Leandro Fab, e as apresentações dos convidados, transformaram essa primeira edição do “No Quintal do Cacique” em um momento inesquecível. A colaboração e o entusiasmo de todos os envolvidos mostraram que, juntos, podemos preservar a essência do Cacique de Ramos e dar continuidade ao legado de uma das instituições mais importantes do samba. Essa sexta-feira perfeita mostrou que, com união, nossa história e tradição seguem mais fortes do que nunca, prontos para brilhar em cada nova edição.
Em tempo, vale ressaltar que o projeto da Galeria das Alas Reunidas foi idealizado por Márcio Nascimento, administrador do Cacique de Ramos e genro de Bira Presidente, e executado pelo diretor e carnavalesco André Cezari. Além disso, Márcio Nascimento, em parceria com o diretor musical, Ronaldo Felipe, divide a produção do projeto “No Quintal do Cacique”.
Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos