ESTANDARTE DO CACIQUE BRILHA EM NOITE DE SAMBA NA 129ª FEIJOADA COM CONVIDADOS ESPECIAIS

Marquinhos de Oswaldo Cruz recebeu a Comenda do Jubileu de Diamante durante o evento. BatuqLek, Grupo Expressão, Leonardo Bessa e Margarete Mendes deram doses extras de energia e talento.

No último domingo, 18 de agosto, o evento padrão de todo terceiro domingo de cada mês no Doce Refúgio começou às 13h, sob a magia de uma tarde ensolarada. A quadra totalmente ocupada pela população sambista recebeu artistas que ali pisaram pela primeira vez, como os jovens do BatuqLek, grupo de músicos originários da Pavuna. Apesar da pouca idade, os integrantes do BatuqLek são talentos promissores desta arte, representando a renovação e respeitando a tradição do samba autêntico. Eles não esconderam a alegria de ver o sonho de tocar no Cacique realizado e cumpriram a missão com maestria.

O grupo Expressão também estreou na ribalta caciqueana neste dia. Com mais tempo de estrada, mas ainda galgando os espaços deste poderoso fenômeno que é o samba, os músicos do Expressão utilizaram o significado do próprio nome do grupo para apresentar seu repertório. O resultado muito positivo foi refletido pela reação do público, que assinou esta estreia com nota máxima. Impactados com a receptividade, o Expressão classificou a experiência como um dia inesquecível.

Na transição do palco para o grupo residente, que segura a tradicional roda de samba do Cacique, a animação dos jogos exibidos no telão manteve o astral elevado. Bola no gramado, samba no terreiro, e tudo isso enquanto os demais convidados aguardavam na área reservada. Enquanto isso, o Espaço Bira Presidente servia de estúdio de gravação para a equipe da TV Cacique, que, a partir deste mês, ganha um programa voltado para a família caciqueana, com abertura para o Rio Carnaval e demais agremiações da folia carioca, numa parceria com o programa de televisão “Na Levada do Samba”. A diretora de comunicação do bloco e apresentadora do programa, Nayra Cezari, juntamente com João Falcão, André Cezari e com o apoio de Raquel Leotta, não deixou ninguém de fora. A equipe, que ainda conta com os demais diretores e profissionais do bloco, pretende transformar este projeto em mais um case de sucesso da instituição, que é uma das maiores expressões nas mídias sociais deste tempo, no segmento musical samba e carnaval de rua.

O público da 129ª Feijoada do Cacique de Ramos prestou uma reverência especial ao estandarte do bloco, em uma celebração marcada pela emoção e tradição. A solenidade consagrou Joana D’Ark como porta-estandarte, sob aplausos furtivos dos componentes das Alas Reunidas, que ainda festejavam a galeria em homenagem a suas marcas na história do bloco, agora grifadas nas paredes do templo, a Sede. A admiração do público que participou da cerimônia mostrou que o Cacique de Ramos é uma instituição cultural e carnavalesca, impulsionando os giros de Joana, que encantou a festa com seu figurino e performance. A Diretoria de Ouro, capitaneada pelo veterano diretor Chopp, perfilou-se para festejar o pavilhão e sua defensora, que está há mais de uma década representando o amor de todos os caciqueanos por este símbolo, o glorioso estandarte do Cacique de Ramos.

Como de costume, o evento apresentou artistas do samba que já alcançaram projeção, como Leonardo Bessa, cantor, compositor e produtor musical, que usou toda sua experiência para arrebatar o público. Bom demais, ou melhor, bom a Bessa!

Na sequência, a corte soberana do Carnaval do Cacique mostrou seu gingado e beleza. A Rainha Cassia Anastácia dividiu a cena com a rainha da Tamarindo de Ouro, Amanda Prestes, e as musas Karoline Souza, Kayza Regina, Bella Carrulo e Millena Gonçalves, que ainda contaram com a participação especial de Bruno Barão.

A atração homenageada do evento, Marquinhos de Oswaldo Cruz, viveu um momento de grande emoção ao receber a Comenda do Jubileu de Diamante, a maior honraria do Doce Refúgio, das mãos da filha mais nova de Bira Presidente, a diretora geral, Christian Kelly. Durante a cerimônia, Marquinhos relembrou sua trajetória ao lado do saudoso amigo Renatinho Partideiro, um dos maiores mestres do Partido Alto e representante do Cacique de Ramos nessa vertente do samba por muitos anos.

O artista registrou este momento histórico em uma entrevista à TV Cacique, onde destacou a importância dessa homenagem em sua carreira. Marquinhos, conhecido por seus projetos culturais de expressão global, como o Trem do Samba, sempre contribuiu para a notoriedade do Cacique de Ramos, e anunciou com orgulho que desfilará no Carnaval de 2025. Embora seja um portelense apaixonado, Marquinhos se define como um verdadeiro caciqueano, reconhecendo o papel fundamental que o Cacique desempenhou na construção de sua trajetória musical.

Com um sorriso de gratidão, Marquinhos estendeu seus agradecimentos aos diretores de ouro do bloco, como Ronaldo Felipe e Walter Pereira, que compartilham de sua história, e àqueles que se uniram ao longo do tempo. “Essa honraria vai ficar na minha sala. Estou muito feliz, pelo título, pelo reconhecimento, e por estar neste palco saudando esta casa, meus amigos, e tudo que virá”, declarou emocionado.

O encerramento das participações dos convidados foi triunfal e ficou por conta da diva Margarete Mendes. Sucesso garantido, a apresentação de Margarete tirou o fôlego dos presentes. Ela reina! Absoluta, Margarete conhece seus fãs e faz de cada participação um espetáculo. De verde e rosa, a cantora, que ocupa o posto de intérprete – a única mulher no carro de som do Cacique – homenageou a escola de samba madrinha do bloco, a Estação Primeira de Mangueira, e depois acrescentou dança ao canto, sendo ovacionada mais uma vez por todos.

O administrador do Cacique de Ramos, Márcio Nascimento, também expressou sua satisfação com o evento, afirmando que estar em companhia de personalidades como Marquinhos de Oswaldo Cruz é um privilégio e uma reafirmação do legado cultural que o Cacique de Ramos continua a construir. “Estar com Marquinhos é reviver capítulos originais da história do samba do Cacique, é celebrar o que há de mais autêntico na nossa cultura, e garantir que esse patrimônio continue a brilhar por muitos carnavais.” Disse o gestor.

Saldo do dia: um evento caprichado nos mais nobres sentimentos, uma louvação à união do povo do samba, exaltando o respeito à tradição e a confiança nos novos rumos. Com a certeza de que o show vai continuar!

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos

FOTOS DA FEIJOADA