Zito, da Conexão Excursões foi o primeiro agraciado
O Cacique de Ramos celebrou o sucesso da primeira parte da temporada 2024 com a instituição de um novo título honorífico: a comenda “Caravanas do Cacique”. Esse reconhecimento à lealdade e ao apoio dos caciqueanos, de perto e de longe, estreita os laços com todos que fazem do Doce Refúgio um ponto de encontro, confraternização e exaltação ao samba autêntico. Este gesto simboliza a gratidão e o respeito do Cacique de Ramos por aqueles que contribuem para a continuidade de sua trajetória como um dos importantes defensores do patrimônio cultural – o samba.
A primeira solenidade de entrega deste título ocorreu durante um intervalo da tradicional roda de samba, neste domingo, 28 de julho. A Diretoria de Ouro do Cacique homenageou Rodrigo Nogueira – Zito, da Conexão Excursões e Turismo, um parceiro de longa data. Além de comandar uma das pioneiras caravanas a frequentar este Templo Sagrado do Samba, Zito é paulistano, administrador e sambista de coração nobre, que se especializou em turismo, proporcionando aos seus clientes a mesma emoção que sentiu ao pisar neste solo sagrado. O homenageado também discursou, comovendo a todos os presentes com seu agradecimento a Bira Presidente, Márcio Nascimento e aos demais caciques desta tribo de bambas da Rua Uranos, como o diretor Ronaldo, que o recepcionou pela primeira vez, há mais de cinco anos.
A cerimônia informal foi enriquecida pela participação dos amigos, familiares e caravaneiros que o acompanharam na viagem deste final de semana, talvez a viagem mais marcante de suas vidas, reforçando os laços de amizade e amor pelo samba.
Outras conexões foram estabelecidas durante a roda de samba, que não se limitou apenas ao reconhecimento formal. Sob a sombra da Tamarineira, o clima familiar permitiu que todos, sem distinção, pudessem ser quem são e encontrar felicidade. A tradição instaurada pelo Cacique Maior continua sendo o leme deste barco, símbolo das inovações que moldaram o samba ao longo do tempo.
O evento prosseguiu ao som dos batuques do grupo Segue Aí, com sambistas de várias gerações se revezando no palco, mostrando que o samba é uma ponte que atravessa o tempo em perfeito equilíbrio. Das vozes que se propagaram do palco, a diva conhecida como Negona do Axé, sob a alcunha de Rainha da Lapa, Margarete Mendes, fez uma das mais imponentes apresentações neste terreiro. Vestida de amarelo ouro, reluziu como a estrela que é.
Jonathan Calim mostrou que maturidade musical pode ser alcançada com desenvolvimento, descobrimento e dedicação. O cantor, compositor e produtor, com seu extraordinário currículo, causou alvoroço e comandou um set que reforçou ainda mais a bandeira caciqueana do samba puro.
A transição para o show de dança do samba, com o gingado livre e balanço solto de uma cultura que honra suas origens, foi grifada por Millena Gonçalves, Bella Carrulo, Kayza Regina e a aniversariante Ingrid Castro, todas musas da corte do carnaval caciqueano.
Toda essa magia foi observada e apreciada por várias personalidades, além do melhor público do Brasil, como a presidente da escola de samba de Macapá (AP), Boêmios do Laguinho, Daiana Roniele, o multiartista Renato Biguli, do Monobloco, e Rogerinho Mascara e sua turma de amigos.
O evento fechou o sétimo mês do ano, encerrando também a primeira parte da temporada 2024 das atividades do Cacique de Ramos. Bolo caprichado, docinhos deliciosos e salgadinhos quentinhos, do kit aniversário da Sabores da Kel, reuniram mais uma vez os diretores da casa, a corte do carnaval e amigos. Entre os participantes, os aniversariantes, como a musa Ingrid Castro, e os de ouro, Márcio Lopes, Teteu José, Fernado e Monica Rocha, celebraram a continuidade desta trajetória geracional de samba e cultura popular.
Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos