O Templo Sagrado do Samba, o Cacique de Ramos, realizou a edição nº 126 de sua feijoada no último domingo, 19 de maio, com casa cheia para celebrar o mês das mães, reunindo estreantes e consagrados artistas e a chegada de uma nova parceria.
O primeiro convidado no palco do Cacique foi a Roda de Samba Resenha com os Pretinhos. Depois, no terceiro set, foi a vez do grupo Raiz Samba 6, que teve a participação da cantora Dri Lima e Fabiano Fubá, completando-se no mesmo show em apresentações fluidas que refletiram a manifestação da coletividade empírica nesta sociedade caciqueana.
Enquanto o melhor público do Brasil aguardava a pausa para a transição de instrumentos para o grupo Segue Aí assumir o lugar mais privilegiado do Doce Refúgio, o palco abençoado pela força ancestral que rege a casa comandada pelo Cacique Maior, Bira Presidente, o telão exibiu trechos do desfile do bloco na folia de 2024.
Na área reservada, personalidades e visitantes ilustres confraternizavam, incluindo a equipe de produção da Preta Porter Filmes, que saboreou a feijoada e se divertiu com a programação especial deste evento que ocorre uma vez por mês, reunindo os sambistas de várias partes em um espaço democrático, aprazível e inclusivo.
Milton Manhães, um dos mais renomados produtores musicais do país, também prestigiou o evento na companhia dos profissionais da produtora cinematográfica. Além deles, Wandrei de Florianópolis e seus conterrâneos, Caixa D’água da Portela, entre outros bambas.
Neste terceiro domingo de maio, o Doce Refúgio celebrou a parceria com a marca Amstel. Segundo o gestor da instituição, Márcio Nascimento, o evento foi escolhido devido à sua tradição e consagração, apresentando uma diversificação de público entre visitantes e integrantes do bloco. “Isso resulta em um feedback rápido e preciso”, afirmou Nascimento. “E, ao que parece, tivemos um início excelente e promissor.”
Interpretando literalmente o título – O Show tem que continuar –, o grupo Segue Aí apresentou repertório cada vez mais engajado no contexto da Tribo do Samba, e fez a “batucada premium” para as musas Ingrid Castro, Karoline Souza, Kayza Regina e Millena Gonçalves, além das Rainhas Cassia Anastácia e Amanda Prestes. Em cena, as representantes da Corte do Carnaval do bloco mostraram a dança do samba com gingado e a simpatia costumeira.
Na sequência, o Segue Aí acompanhou a diva Margarete Mendes, a estreante Joyce Cândido e o showman Chacal do Sax. A exemplo da primeira etapa do evento, os artistas estabeleceram conexões emocionais com o público, que se entregou com entusiasmo contagiante. A energia compartilhada foi um misto de cumplicidade e encantamento, também perceptíveis quando o poeta Carlos Caetano tomou posse do microfone principal entre palco e plateia. O evento não teve divisão, criou um vínculo exponencial, transformando-se em espetáculo do melhor do samba de raiz, em uma experiência real de inquestionável sintonia.
A próxima edição acontecerá em junho, mas até lá, também teremos as rodas de samba e muitos convidados, encontros marcados com a emoção que só o samba é capaz de proporcionar.
ASCOM Cacique de Ramos
FOTOS DA FEIJOADA