Um domingo cheio de charme e samba para sediar a 116ª edição da feijoada do Cacique de Ramos. O sucesso do evento é resultado de um esforço conjunto da Diretoria de Ouro do bloco e das equipes de colaboradores que proporcionam a integração do público com a programação musical e o espaço físico deste Templo autêntico do samba de raiz.
No palco, às 13h, a turma do Prabatukar deu início à roda de samba com identificação direta com a base cultural do Cacique, transmitindo aos presentes uma energia personalizada durante as duas etapas de sua apresentação. O grupo foi premiado com o Diploma Seja Sambista Também devido à repercussão da qualidade de seu trabalho.
Enquanto os frequentadores saboreavam a feijoada, também aproveitavam o clima aprazível compartilhado com os componentes das Alas Reunidas do Cacique durante a apresentação de estreia do grupo Força da Cor na roda do sexagenário bloco, que trouxe a atmosfera do samba na palma da mão.
Outro destaque do evento é o show da corte, agora em duas etapas. Foi uma bela iniciativa que agradou ao público e animou ainda mais o evento que contou ainda com o Momento Arezzo, um sorteio de brindes promovido pelas lojas da franquia da empresária Bianca Brasil: as lojas do Carioca Shopping, Ilha Plaza e Via Parque.
O líder da tribo dos bambas, Bira Presidente, fez uma rápida aparição no evento porque tinha agenda com o grupo Fundo de Quintal. Engajado em sua perspectiva artística, Bira sempre generoso em seu discurso cumprimentou o público e posou para fotos. Para alegria dos fãs, o Presidente dançou seu elegante miudinho, mantendo a tradicional arte como seu emblema.
A sequência do elenco de convidados foi preenchida com a Banda Santo Samba e o cantor expoente da nova geração do samba de raiz, Enzo Belmont. Como sempre muito aplicado ao contexto de excelência da arquitetura musical e municiado de um amadurecimento cada vez mais evidente da sua postura profissional, Enzo dominou a cena e pôs o melhor público Brasil para sambar em ritmo carnavalesco nos clássicos da Estação Primeira de Mangueira.
Esperado por todos, o grupo Katinguelê subiu à ribalta caciqueana próximo da última hora do evento. Os admiradores do grupo não arredaram pé e aguardaram ansiosos pela apresentação que os brindou com os inúmeros sucessos. Foi uma apresentação espetacular e emocionante!
O grupo recebeu o reconhecimento da Diretoria de Ouro em nome de todo o Cacique de Ramos e foi homenageado pelos representantes do Presidente. Nesta ocasião cada integrante do Katinguelê foi agraciado com a Comenda do Jubileu de Diamante do Cacique de Ramos. Gui, vocalista do Katinguelê foi quem tomou a palavra para agradecer a honraria e demonstrou toda admiração e valor que este celeiro de bambas representa para história do Katinguelê.
Em mais um domingo, o Cacique se confirmou como Doce Refúgio do Samba, com alegria, harmonia e a sintonia entre a arte, a cultura e povo brasileiro.
Nayra Cezari ASCOM Cacique de Ramos
FOTOS DA FEIJOADA