Para encerrar o fim de semana super agitado no Doce Refúgio, a tribo de Bira Presidente realizou mais uma roda de samba. O tradicional evento começou às 17h deste domingo 11, véspera do Dia dos Namorados. Com clima de romance no ar, as poesias em forma de samba embalaram os casais apaixonados que aproveitaram para antecipar as comemorações.
Os componentes da ala Tamoio se personificaram para compor o ambiente de Festa Junina com uma linda mesa de guloseimas e doces típicos. Entre as camisas estampadas de xadrez nas cores do Cacique de Ramos e os chapéus de palha, a alegria foi o ponto crucial. Não teve dança de quadrilha, mas teve muito samba para embalar todos os frequentadores que se misturaram aos componentes das demais alas que também se fizeram presentes neste dia.
E foi assim, embalados na magia caciqueana, que o público recebeu Diego Domingues, sambista convidado da roda de samba deste dia, que subiu ao palco com o grupo Voz Ativa. Ambos fizeram uma parceria perfeita com a musicalidade tradicional e cheia de bossa deste Templo Sagrado do Samba autêntico.
Ainda com o grupo Voz Ativa, as musas, princesas e a rainha do Cacique de Ramos se apresentaram no palco com seus requebros febris. Deste espetáculo de samba no pé, há de se destacar um detalhe: as novas sandálias usadas pela corte do Carnaval do Cacique de Ramos neste dia. Mais um presente da parceria firmada com as lojas Arezzo do Shopping Carioca, Ilha Plaza e Via Park Shopping, da empresária Bianca Brasil.
Logo em seguida, foi a vez do grupo 3 A Zero, direto de Brasília, chegar pela primeira vez no Cacique de Ramos e se apresentar. Conscientes da responsabilidade, realizaram a tarefa com muita identificação. Afinal de contas é o samba de raiz a sua matriz e o Cacique a fonte inesgotável de inspiração. Foi uma estreia memorável na ribalta caciqueana. O grupo conquistou os frequentadores e os diretores mais exigentes e já se propuseram a retornar para o Doce Refúgio e abrilhantar os eventos desta sexagenária casa de bambas.
Bira, o presidente do Cacique de Ramos, também se fez presente e mais uma vez agraciou o público com sua simpatia e seu discurso carismático. Para variar, fez sua apresentação da dança do miudinho conquistando aplausos e muitos elogios. Atencioso com seus fãs atendeu a todos na área reservada e posou para fotos. Sua presença é sempre marcante. Quando está no Doce Refúgio as atenções são voltadas para ele. O público o recebe com tamanha simpatia e carinho que causa comoção em quem assiste. E ele sempre muito agradável recebe e retribui a cada um. Esta afetuosidade se espalha por toda a quadra e se instaura apropriando-se do lugar e se transfere em diferentes linguagens artísticas.
Nayra Cezari ASCOM Cacique de Ramos
FOTOGRAFIAS