Foto Marcio Lopes
Por Nayra Cezari
Fonte de inspiração dos fundadores do cinquentenário Cacique de Ramos, os índios brasileiros influenciaram do nome do bloco à indumentária alusiva e dividida em varias tribos que nomeiam as alas reunidas, e na religiosidade que consagrou as Tamarineiras, mantidas como maiores alicerces da sede da instituição. As alas Guerreiros, Apaches, Tamoios, Xavantes e Carajás formam as tribos do bloco, que muito se orgulha em exaltar o índio brasileiro, há 51 anos.
Para comemorar a data, o Cacique Maior Bira Presidente e as princesas do carnaval 2012, Taíza Dias e Lidiane Souza apresentaram a mais nova índia do Cacique de Ramos: Miriam Duarte, que as acompanhou em um belíssimo ensaio fotográfico, dedicado ao Dia Nacional do Índio.
Miriam Duarte já foi musa da Unidos do Viradouro e da Renascer de Jacarepaguá, além de desfilar como madrinha de bateria da Difícil é o Nome de Pilares e da Acadêmicos do Vidigal, no carnaval 2012. A bela morena é atriz e integra o grupo teatral Nós do Morro, apaixonada pelos palcos, Miriam Duarte, iniciou no teatro ainda menina. Aos 21 anos buscou formação cênica pelo Sated/RJ, no Retiro dos Artistas, desde então, não parou mais, no currículo acumula varias peças teatrais e algumas participações no humorístico Zorra Total.
Para ver o ensaio fotográfico com as “Índias do Cacique de Ramos” visite o site da agremiação www.caciquederamos.com.br, e assista também, ao vídeo com Bira Presidente e suas índias com a mensagem ao índio brasileiro.
{qtube vid:=yMp2h8OlIlE}