O sexto dia do terceiro mês do ano, foi de tirar o folego na tribo dos bambas. E domingo é dia de Roda de Samba no Doce Refúgio, chova ou faça sol!
A temperatura elevada, a aura carnavalesca que permanece no ar, e um clássico do futebol (Fla X Vas) em campo para completar, inspiraram os convidados e frequentadores do evento que iniciou pontualmente às 17h.
Com o Grupo Voz Ativa o público aproveitou para liberar as energias em louvação ao samba de raiz no Templo Sagrado da Rua Uranos.
O samba autêntico e o partido alto são princípios fundamentais do Cacique de Ramos. Essência distribuída em repertório apurado e a qualidade que expressa o mais relevante sentimento de quem é sambista de fato. A exemplo disso, foram convidados: Mosquito e Inácio Rios, da nova geração de sambistas verdadeiros, que retornaram ao consagrado palco em sintonia fina com a riqueza cultural do lugar e entregaram apresentações concebidas com o talento, que fazem deles artistas respeitados e herdeiros legítimos dos mestres que abriram caminho para o samba. Mosquito, além de compor e cantar, também é exímio versador, e no partido alto provou sua versatilidade. Já, Inácio Rios, que traz no DNA a poesia dedicada ao samba, mostrou sucessos que levam sua assinatura e outros clássicos do samba de raiz e enredo. Foi um desfile de belas obras que ganharam o coro do melhor público do Brasil.
O toque final ficou por conta da Banda Imperial. Em admirável desdobramento, Mestre Xula e seus pares, que também integram a Bateria Tamarindo de Ouro, além de Junior Nova Geração, intérprete do bloco e cantor da Banda, se apresentaram na roda de samba em grande estilo e altivez, como o nome da Banda sugere.
A nobreza do samba é sempre destaque quando a sua raiz se faz soberana no coração de cada músico, no soar harmônico de seus acordes.
*TABELA no vocabulário “futebolês” é a troca rápida e eficiente de passes entre jogadores de um mesmo time.
* GOLAÇO: gol muito bonito, feito em situação de dificuldade.