Um dos maiores expoentes culturais da Zona da Leopoldina, o bloco Cacique de Ramos, que ao longo de seus 53 anos de história e muito samba acumula dezenas de homenagens e prêmios, acaba de ser agraciado pela Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, com mais um reconhecimento de sua emblemática trajetória. A Estação BRT Transcarioca de Olaria inaugurada no último sábado, 04 de outubro de 2014 recebeu o nome do bloco cinquentenário Cacique de Ramos.
Há cerca de quatro meses a Família Caciqueana se reuniu na inauguração de um dos viadutos da Transcarioca que liga a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto do Galeão), o Viaduto Renatinho Partideiro, ícone do Partido Alto da Tribo do Samba. Na ocasião, a Prefeitura do Rio aproveitou para anunciar que nomearia a Estação do BRT (Olaria), como “Estação Cacique de Ramos”. Sendo assim, a Transcarioca, primeiro corredor de alta capacidade a cortar transversalmente a cidade dedicou duas referências ao Bloco, eternizando o nome da instituição liderada por Bira Presidente e sua Diretoria de Ouro.
Bira Presidente , comanda o Cacique de Ramos desde sua fundação, e sua Diretoria de Ouro conta com o apoio de todos os seus componentes e amigos na manutenção de sua história. Com uma Roda de Samba e Partido Alto que deu notoriedade e revelou grandes nomes da musica brasileira, a Tribo do Samba se dedica o ano inteiro a tradição de seus desfiles na Avenida Rio Branco realizando o maior carnaval de rua da Cidade Maravilhosa com suas Alas, Rainhas, Princesas , Musas e sua Bateria que arrastam multidões pelas ruas do RJ.
“Em cada um dos 53 anos que somam a trajetória do Cacique de Ramos, vivemos momentos históricos”! Bira Presidente revela a satisfação e o orgulho de uma vida de trabalho, dedicação, religiosidade e companheirismo entre seus pares e agradece pelo reconhecimento da Cidade do Rio de Janeiro, na pessoa do Prefeito Eduardo Paes por mais está conquista.