Público lota o Cacique de Ramos na 144ª Feijoada

O evento destacou o Mês da Consciência Negra, o Novembro Azul e a força cultural do Doce Refúgio.

Com o aroma do feijão bem temperado espalhando-se pelo ar, o samba ganhou ainda mais valor diante da expectativa de cariocas e turistas, que aguardaram ansiosos a chegada do terceiro domingo de novembro para saborear a feijoada do bloco, que reverenciou o Mês da Consciência Negra e a campanha Novembro Azul no Doce Refúgio.

A mobilização social em torno da campanha Novembro Azul foi um dos assuntos mais comentados entre os participantes do evento, tanto pelo impacto da mensagem, que reforça a recomendação dos cuidados com a saúde dos homens, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, quanto pela cor da camiseta da campanha, que assumiu tons de azul e branco, substituindo as cores preto, branco e vermelho que padronizam a instituição.

A roda de samba começou com a Comunidade Samba da Feira ZL, que trouxe seus aspectos culturais, as qualidades dos bons sambistas e a emoção de vislumbrar o Cacique do alto do palco.

Lugar de grande prestígio e reconhecido por abrir espaço para artistas de todo o samba, o Cacique também recebeu o grupo Samba do Denis, que aproveitou a oportunidade ao máximo, assim como os conterrâneos que abriram a festa. Ambos os grupos encararam o convite da Diretoria de Ouro como um presente e souberam retribuir com talento especial.

Descentralizando as atenções do palco, outro ponto bastante requisitado foi o Centro de Memória, que reabriu após a conclusão das obras de manutenção realizadas entre setembro e outubro. Curiosos, os visitantes se revezaram para conhecer de perto a trajetória do bloco.

Entre os componentes das Alas Reunidas, a animação e o compromisso ajudaram os caravaneiros a compreenderem a energia desse lugar.

E o processo crescente do sucesso, cada vez mais proeminente, dos grupos da casa foi comprovado neste domingo com o Força da Cor e o Caciqueando. O primeiro assumiu a roda mesclando sambas de bambas renomados e contou com a contribuição genuína das princesinhas Curumins, Valentina, Manuella e Antonella, que fizeram a plateia vibrar com a graciosidade estampada em sorrisos e com a espontaneidade ao sambar para o melhor público do Brasil.

O Força da Cor também aproveitou para gravar mais um audiovisual com suas obras recém-lançadas, em registro realizado pela equipe Dob Foto e Vídeo.

Além de toda alegria compartilhada, a Diretoria de Ouro saudou Sidney Machado, o Chopp, que recebeu mais uma homenagem, desta vez do Samba do Doutor, no Armazém do Senado.

O grupo Caciqueando, por sua vez, foi o anfitrião do momento institucional, no qual os frequentadores puderam compreender o motivo da campanha e sua importância pela voz caciqueana. Acompanhados por toda a Diretoria de Ouro, Nayra Cezari e Márcio Nascimento, vice-presidente do Cacique, apresentaram a campanha, agradeceram a presença de todos e, em seguida, reverenciaram o Estandarte do bloco, empunhado por Joana Darc.

A Corte Glória Caciqueana 2026, sob os cuidados de Monica Rocha e Cristhian Kelly, diretora-geral, fez bonito ao subir ao palco para a primeira apresentação oficial do cortejo carnavalesco. Foi um show!

Sem interrupção, o Caciqueando acompanhou as divas Ale Maria e Margarete Mendes em mais uma apresentação emocionante. Ale Maria tem personalidade e a imprime com encanto. É uma das cantoras que prestigiam o Doce Refúgio com carinho e é sempre muito bem recebida.

Atenta e engajada, Margarete, a única intérprete feminina do bloco, foi também a representante da instituição ao reiterar a atuação contínua na valorização da cultura que o constitui. E destacou que o dia 20 de novembro evidencia o que precisa ser lembrado continuamente: a luta segue, e a missão com a dignidade deve ser constante.

Em seguida, foi a vez de outra diva do samba, Priscila Gouveia, que revelou à Cacique TV a emoção na preparação para este dia. Relembrou sua primeira apresentação no palco do Doce Refúgio, a convite do nosso eterno líder Bira Presidente. Em cena, ela brilhou, como esperado, e transmitiu seu agradecimento ao Cacique de Ramos pela oportunidade de ter conhecido Bira Presidente e de ter cantado para ele em seu Templo Sagrado do Samba.
Finalizando as participações na Roda de Samba, Boca de Recife também acrescentou sua arte ao evento.
A próxima feijoada será no dia 21 de dezembro e promete várias surpresas para encerrar 2026 em grande estilo.

Em tempo: A campanha Novembro Azul no Cacique de Ramos tem origem no exemplo de Bira Presidente, que enfrentou por mais de uma década o tratamento relacionado à próstata. Sua postura pública diante da doença tornou-se referência para a conscientização sobre cuidados preventivos, reforçando a importância da mobilização voltada à saúde dos homens.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos