Samba e Halloween para comemorar o sexto mês da Ala Eu Sou Cacique e os aniversariantes de outubro

O evento também registrou a visita ilustre do fotógrafo Carlos Vergara, que foi recepcionado pelo coordenador do Centro de Memória do Cacique de Ramos, Walter Pereira Junior.

Tradicionalmente, o último domingo do mês é dia de confraternização dos aniversariantes. Neste 26 de outubro, a data ganhou um significado especial: além dos festejos habituais, marcou também o sexto mês da Ala Eu Sou Cacique, que vem consolidando seu novo formato. Os componentes das Alas Reunidas se uniram à ocasião e promoveram um Halloween antecipado, com doces, fantasias, travessuras, muita animação e o entusiasmo característico dos foliões do bloco.

A Roda de Samba do grupo Caciqueando, inebriada pela apresentação do dia anterior em terras paulistanas, favoreceu o público com energia renovada, o que chamou a atenção dos sambistas.

No mesmo clima de celebração, despedindo-se da campanha Outubro Rosa, a Diretoria de Ouro, a Corte do Carnaval do bloco e colaboradores vestiram a camiseta que simboliza o período, que chegou à marca de quatro anos.

A Corte Real Caciqueana fez sua apresentação com astral leve, mas carregando uma tradição muito importante: a dança do samba, a arte da expressão corporal que traduz ancestralidade. Rastros da identidade carnavalesca que impera no Doce Refúgio.

Aclamada por todos os palcos onde mostra seu talento, a cantora Margarete Mendes tem lugar cativo e consagrado nos eventos do calendário do bloco. Ela potencializa a Roda de Samba e ressignifica o feminino dentro de um gênero que, por tradição, sempre reservou espaços às mulheres, embora nem sempre o protagonismo. Margarete é uma força natural e impactante, e assim foi sua atuação neste domingo.

Sob o perfume dos frutos das tamarineiras sagradas, cantaram também os convidados desta ocasião: Calim e Leonardo Marques. Ambos já pisaram na ribalta caciqueana, mas confessaram que é sempre emocionante soltar a voz para o melhor público do Brasil. Clássicos dos Arquitetos do Samba, do Príncipe do Pagode e de tantos outros bambas foram lembrados e embalaram o povo que se avolumou no Doce Refúgio.

No Espaço Bira Presidente, a festa dos aniversariantes reuniu a Diretoria de Ouro, a Rainha Kayza Regina, a diretora Nayra Cezari, o decano Walter Pereira e o vice-presidente Márcio Nascimento, além do amigo Rogerinho Máscara. Todos se deliciaram com os bolos, doces e a torta salgada, carro-chefe do Buffet Sabores da Kel.

Nayra Cezari
ASCOM Cacique de Ramos