No quesito emoção, a 140ª Feijoada gabaritou

Mais um domingo repleto de amor ao samba. Assim foi o evento no domingo, 20 de julho de 2025. Inúmeras caravanas de diversas partes do país se juntaram à família caciqueana para saudar a memória do Cacique Maior, Bira Presidente.

O grupo Samba da Barra iniciou a roda de samba no mesmo tempo em que o feijão da tribo começava a ser servido. Enquanto saboreavam a iguaria, os visitantes e frequentadores assíduos se confraternizaram com os componentes das Alas Reunidas.

Animação, harmonia e surpresas foram temperos para o evento caprichado com batucada e melodias, seguindo para a participação de outro convidado, o Felipedoro. A atuação que embalou o público também serviu como trilha sonora para a Corte Curumim. As adoráveis princesas encantaram a todos.

No intervalo da roda, a Diretoria de Ouro foi ao palco para anunciar o apoio à tia Penha na campanha do agasalho “Abraço que aquece”. Outro momento cheio de carinho, reciprocidade e gratidão.

“O Cacique de Ramos está aberto e pronto a ajudar, a apoiar uma iniciativa como essa. É gratificante para nós. Cada um pode ajudar, fazer parte e diminuir a dificuldade de quem precisa”, disse Márcio Nascimento, gestor do bloco.

No meio do Salão Nobre caciqueano, a Ala Eu Sou Cacique festejou o Dia do Amigo, trazendo mais felicidade ao evento, que por si só é uma reunião fraterna. Mesa posta com bolos, doces e o tema chamaram a atenção da diretora-geral do Cacique, Christian Kelly, que aproveitou para posar para fotos e degustar os quitutes.

“É sempre uma alegria ver nossos amigos componentes unidos, principalmente quando é aqui na quadra”, declarou a gestora, que é a filha caçula de Bira Presidente.

Roda de samba de volta, e foi a vez do grupo Prabatukar mostrar por que foi convidado para o evento mais especial do calendário oficial do Templo Sagrado do Samba. Pura energia.

A noite chegou e o grupo residente também. O Caciqueando brilhou já nos primeiros acordes dos músicos, que seguram firme os batuques do Cacique todos os domingos. Numa saudação ao eterno líder da casa, agora presidente de honra, Bira Presidente, a diretoria foi mais uma vez ao palco para acompanhar a porta-estandarte, que fez reverência à malandragem no traje, na elegância e na apresentação que deu o tom do momento emocionante.

A Corte do Carnaval 2025 do Bloco trouxe as cores da instituição no figurino. Bandeirinhas de tecido enfeitaram a indumentária, que espalhou alegria com samba no pé e simpatia inigualável. Cássia Anastácia (Rainha da Bateria Tamarindo de Ouro), Amanda Prestes (Musa de Ouro), Kayza Regina (Rainha do Bloco) e a princesa Bella Carrulo foram acompanhadas pelas musas Millena Gonçalves (Plus Size), Eliza Cruz e Laryssa Maya. A festa foi completa com Bruno Barão, o índio caciqueano.

Na área reservada, Márcio, Kelly e os demais diretores recepcionaram o presidente do G.R.E.S. São Clemente, Renatinho. Além dele, outra dirigente ilustre prestigiou o evento: Nilce Fran, vice-presidente da Portela.

O Caciqueando deu início a uma nova etapa na carreira e gravou um audiovisual que mexeu com o público, com repertório de qualidade e uma interação musical de excelência.

Com o Doce Refúgio lotado, foi a vez da poderosa Flávia Saolli se apresentar e embriagar o povo com seu talento. Tanta força no cantar fez parecer que o evento estava no início, quando na verdade já caminhava para o final em alto astral.

Um dia de entrega, de solidariedade, de emoção com plenitude. Um dia do Cacique de Ramos se render ao legado do maior entre todos os caciqueanos. Um dia para se lembrar com saudade, mas com muito amor por ele, para ele.

É hora de juntar as mãos e caminhar com fé, porque esta não costuma falhar.

Eterno, sempre. Bira Presidente.

ASCOM CACIQUE DE RAMOS
Nayra Cezari

FOTOS DA FEIJOADA