Saciados de alegria! Cacique de Ramos prova sua qualidade com feijoada e muito samba.

A Feijoada da tribo dos bambas da Rua Uranos teve sua 104ª edição neste domingo, 19 de junho de 2022. O evento, que é um dos mais aguardados pela Família Caciqueana, atrai turistas, cariocas, anônimos e famosos de todos os lugares. A batucada genuína do Doce Refúgio ficou na responsabilidade dos excelentes músicos da Banda Imperial das 13h até às 17h, quando o grupo Voz Ativa assumiu o comando dos acordes no palco, com a qualidade que lhe é peculiar.

Dia de feijoada, quase sempre, também é dia de muitas homenagens. Nesta edição, Tiago Testa, um dos ilustres convidados do evento e o primeiro a se apresentar, foi agraciado com o diploma Seja Sambista Também – um dos três títulos honoríficos da casa liderada por Bira Presidente.

Dando sequência ao evento, a Diretoria de Ouro recebeu o cantor Tuninho Jr, da nova geração de intérpretes do carnaval, e a veterana diva do samba de raiz, Elaine Machado. Um encontro que prova e revigora o cenário musical a cada dia.

Com DNA legitimo, Renato Milagres mostrou em sua performance a nobreza de sua raiz. Honrado com o talento hereditário, Milagres, que é cantor e exímio compositor, recebeu neste domingo em que formou o elenco de convidados do evento gastronômico da tribo do samba, o diploma Seja Sambista Também, por reconhecimento de sua obra.

Outro convidado muito especial, Leonardo Bessa, destaca-se pelas habilidades com o samba de raiz e o samba-enredo. Em sua apresentação nesta tarde/noite, usou toda experiencia como um trunfo, o que lhe rendeu imenso sucesso.

No vai e vem deste compasso, o mestre-sala Claudinho, da Beija-flor de Nilópolis, e outras personalidades foram provar o tempero saboroso do feijão caciqueano no evento que contou também com representantes da imprensa carnavalesca, como: Amendoim do Samba – da Revista Feras do Carnaval, Marcio Zuma – da Radio Arquibancada, Miriam Santos – do Na Levada do Samba, e Jefferson kim, do Programa Konectados com Kim.

Induzidos pela vibração da percussão, o melhor público do Brasil esperou até as 22:30hs, pela apresentação de Marquinhos Sensação. O cantor foi acompanhado pelos músicos de sua banda e o coro eloquente do povo do samba. Em reciprocidade, o artista brindou a todos com seu repertório de sucessos. Das mãos do vice-presidente Waltinho e demais diretores do bloco, Marquinhos Sensação recebeu a Comenda do Jubileu de Diamante do Cacique de Ramos.

Neste misto de emoções e congratulações aos que seguem a trajetória artística influenciados pelo samba autêntico, o sexagenário Cacique de Ramos já credenciou centenas de artistas e profissionais ligados a arte do samba.

Ao longo dos anos, o Cacique de Ramos promove em sua roda de samba de raiz um grandioso encontro, uma celebração a este gênero musical que é a expressão cultural mais popular do país. Uma vez por mês esta festa alternativa contempla os sambistas com uma simbólica cerimonia que mistura a culinária e o samba, um evento plural em seu contexto geral e único em sua concepção, como é o próprio Cacique. E o que já estava bom ficou ainda melhor com a presença das personalidades de todos os quesitos e segmentos das escolas de samba do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Brasil inteiro.

É assim, com união que o samba rompe as barreiras, abre caminhos e prova seu valor inestimável.