57 Anos de Samba

Cacique de Ramos, Sonho de muitos, Realidade de poucos!

  
  

Galeria de Fotos

  • Força Arlindo

Select Your Language:

Do Quintal da Xika para o Quintal do Cacique de Ramos

Garantindo o compromisso pela manutenção da cultura e sua difusão, o Cacique de Ramos, vem produzindo esse efeito que cresce a cada dia, graças ao seu Mentor e Líder, Bira Presidente. A ponte aérea, Rio de Janeiro – São Paulo, tem se solidificado cada vez mais. É a paixão e o respeito pelo Samba que move esse povo, cada vez mais envolvido e compromissado com o gênero.

No último domingo, 22/07, o Cacique de Ramos recebeu o Quintal da Xika. Idealizado por Vitão Ferreira, o Quintal da Xika é um projeto criado para homenagear a sua mãe, Dona Kátia e em “memoriam” a um grande incentivador da cultura, o seu padrasto, Ronald Elias Balvetti, o Xixa, compositor, instrumentista e interprete. O Quintal da Xika é uma Roda de Samba que está inserida na Região Leste de São Paulo, precisamente em Itaquera. A Roda acontece todo terceiro domingo de cada mês, das 13h às 22h, tem como proposito homenagear pessoas especiais, resgatar as músicas negras, e as matrizes africanas dentro de um contexto das antigas festas de família. O Projeto, também, é revestido de solidariedade, a cada evento, há uma ação social promovida pelo Quintal, com arrecadação de roupas, alimentos para doar aos mais necessitados.

No Cacique de Ramos, os meninos de Itaquera, foram recebidos de braços abertos e a resposta foi um som competente, de fina batucada, que balançou a Terra da Tamarineira. A emoção era vista em cada rosto, em cada verso cantado.

Com as bênçãos da Tamarineira Sagrada: “Todas as pessoas que por aqui passarem, forem boas de coração e tiverem dotes especiais colherão frutos”, o Quintal da Xika, recebeu de Bira Presidente, o Diploma Seja Sambista Também, um tributo concedido a todos aqueles que trabalham para a permanência e para a cultura do gênero.

 “O Cacique de Ramos é mágico, é ancestralidade pura, é resgate, estou apaixonado, assim Nyimpini Khosa, de Moçambique, estudante de antropologia da UERJ, definiu sua primeira visita no Doce Refúgio.” Há três anos no Rio de Janeiro, morador do bairro Maracanã, ele tinha um sonho de conhecer o Cacique de Ramos... E esse sonho, foi realizado por sua amiga, a atriz, pedagoga Jana Guinond, idealizadora do Canal “Usando a Língua”, que concorreu ao prêmio de melhor série educacional no Rio Web Fest, primeiro e único festival de webséries do Brasil. A proposta do Programa Usando a Língua, é um trabalho de linguística e traz a noção de que qualquer indivíduo tem internalizada uma gramática e dela faz uso, com sucesso, em sua comunidade, sendo, portanto, funcionalmente competente.

“Nyimpini Khosa, finalizou... Vou reunir os amigos de Moçambique para fazer um tour no cacique de Ramos, a volta é certa, tenho que mostrar a eles o que é essa Terra. “

E na Terra da Tamarineira é assim, Samba gera Samba, assim, o amigo Ribeirinho e a “Chique de doer” Joana Nascimento, também deixaram os seus recados em forma de versos, com aquela palinha de primeira.

Veja mais fotos!

FacebookTwitterGoogle Bookmarks

Facebook do Presidente

Visite a página do Presidente

e de um curtir

 

Calendário 2018


OUTUBRO


DIA 21


DIA 28


NOVEMBRO


DIA 04


DIA 11


DIA 18

Utilidade Pública

Info sobre Eventos Oficiais

ASCOM Cacique de Ramos

21 98543-3821

E-mail: ascom@caciquederamos.com.br