57 Anos de Samba

Cacique de Ramos, Sonho de muitos, Realidade de poucos!

  
  

Galeria de Fotos

Select Your Language:

Feijoada do Cacique de Ramos em comemoração ao DIA DO ÍNDIO prestará homenagens a NOCA DA PORTELA e FÁBIO JUDICE

Tribo FULNI-Ô participará do evento com trajes típicos e mostra de artesanatos

 

Um dos principais eventos que reúne samba e gastronomia, a feijoada do Cacique de Ramos terá mais uma edição no próximo domingo 19. Produzido por Bira Presidente e pela Diretoria de Ouro, o evento que registra as comemorações do mês de Abril pelo Dia do Índio,    dará continuidade as homenagens às personalidades do samba e da imprensa.

O Grupo Voz Ativa subirá ao palco  às 13h, logo na abertura do evento quando os sambistas já poderão saborear a suculenta feijoada do Doce Refúgio.

Anfitrião da solenidade, o Cacique Maior  fará a entrega da Comenda Cacique de Ramos 2015 a Noca da Portela, e ao jornalista Fábio Judice. A partir das 17h, ao som do Grupo Quinteto Cacique.

Compositor e cantor Noca da Portela é um dos baluartes portelenses. Uma das emblemáticas personalidades do samba que fazem parte da história do Cacique de Ramos desde sua fundação. Em sua trajetória no bloco muitas histórias, sambas e alegrias que merecem reconhecimento e gratidão.

Fabio Judice, jornalista da Rede Globo e folião do bloco. É grande incentivador das ações culturais que acontecem na Cidade Maravilhosa em sua atuação nos telejornais da emissora. Ao longo dos anos sua dedicação e esmero  conquistaram os cariocas. Abrindo com simpatia excelente espaço na  televisão brasileira a todos os produtores culturais, a exemplo, o próprio Cacique de Ramos.

Marca registrada do bloco, as Alas Reunidas e as belas musas, princesas e rainhas do Cacique de Ramos estarão presente para abrilhantar o tradicional  evento que celebrará o Dia do Índio com a ilustre participação da tribo FULNI-Ô, que se apresentarão com trajes típicos e farão uma linda mostra de seus artesanatos e costumes para festejar com a Tribo do Samba.
 
Serviço: Feijoada do Cacique de Ramos comemora o DIA DO ÍNDIO e  prestará homenagens a NOCA DA PORTELA e FÁBIO JUDICE
Data: 19 de Abril de 2015 – domingo
Horário: 13h
Endereço: Rua Uranos, 1326 – Olaria
Prato de Feijoada R$.15,00
Mesas R$. 10,00
Entrada Franca

 

Saiba mais da Tribo FULNI-Ô

Vivem na tribo em Águas Belas, em Pernambuco.
São aproximadamente seis mil índios.
Reúnem-se anualmente na tribo, em local sagrado para o ritual Ouricuri.

Ritual do ouricuri O ouricuri é uma região que integra as terras fulni-ô em Águas Belas, e onde os índios fulniôs praticam reclusão coletiva durante três meses. Neste local, os não fulniôs só podem adentrar com autorização do pajé, e nunca durante a prática do ritual. Os fulni-ô mantêm o conjunto de elementos que compõe a religião em segredo, pois acreditam que o segredo protege suas especificidades culturais.

No interior do ouricuri, existe a separação de ambientes para homens e para as mulheres. Também é lá que habita o juazeiro sagrado, árvore que simboliza, para os indígenas, a maior imagem da natureza sagrada. Todos os índios devem participar da reclusão coletiva, pois isto é regra obrigatória para torna-se fulni-ô. Quem não frequenta o ouricuri não é considerado um fulni-ô legítimo.

Os índios da tribo Fulni-ô vivem no município de Águas Belas, em Pernambuco numa aldeia de 11.500 hectares, localizada a 500 metros da sede da cidade.

O domínio dos Fulni-ô sobre as terras de Águas Belas é bastante antigo, e desenvolve-se profundamente imbricado com o antigo aldeamento que. originaria o núcleo urbano de Águas Belas.

Equipe de Comunicação Cacique de Ramos
Texto: Nayra Cezari
Informações FULNI-Ô ( Internet)

FacebookTwitterGoogle Bookmarks

Facebook do Presidente

Visite a página do Presidente

e de um curtir

 

Calendário 2018


JULHO


Dia 22


Dia 29


AGOSTO


 

Dia 05

 


Utilidade Pública

Info sobre Eventos Oficiais

ASCOM Cacique de Ramos

21 98543-3821

E-mail: ascom@caciquederamos.com.br